Terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2023 começará a ser pago nesta segunda-feira (31) informou a Receita Federal. Mais de 5,6 milhões de contribuintes receberão cerca de R$ 7,5 bilhões no total, sendo que R$ 5,58 bilhões serão pagos a contribuintes que têm prioridade no recebimento.
Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, com o prazo para entrega das declarações terminando em 31 de maio. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Caso o contribuinte não receba sua restituição, é importante consultar a situação da mesma pelo extrato da declaração, por meio do sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Entre os principais motivos para o não recebimento estão: ainda não chegou o momento do recebimento, estar em malha fiscal ou débito, ou ter informações bancárias erradas ou conta encerrada. Nesses casos, é possível corrigir as informações na declaração ou informar novos dados bancários no próprio site do Banco do Brasil.