Bombeiros registram três queimadas em Paranaíba apenas na manhã desta quinta, as queimadas em vegetação e terreno baldios não param de causar transtornos e riscos para a população. Apenas na manhã desta quinta-feira (17), foram três chamados para o Corpo de Bombeiros, incluindo um de um filho que estava preocupado com a mãe idosa que possui dificuldades para respirar e que estava inalando fumaça da queimada de um terreno baldio ao lado de sua casa.
Esse é um exemplo dos danos que as queimadas podem provocar para a saúde das pessoas, especialmente as mais vulneráveis, como crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias. Além disso, as queimadas também podem afetar a qualidade do ar, a biodiversidade, o solo e a rede elétrica.
É nesse momento que precisamos ter a consciência dos perigos e das consequências das queimadas, que podem ser acidentais ou intencionais. Muitas vezes, as pessoas colocam fogo em lixo, restos de poda ou entulhos sem saber que isso pode se alastrar e atingir áreas verdes ou residenciais.
Por isso, é importante evitar esse tipo de prática e denunciar quem for flagrado colocando fogo em áreas urbanas ou rurais. As queimadas urbanas são consideradas crime ambiental e podem gerar multa e detenção2. Além disso, é preciso tomar cuidados para prevenir os incêndios, como não jogar bitucas de cigarro ou fósforos acesos em locais secos, não soltar balões ou fogos de artifício e manter as áreas limpas e úmidas.
As queimadas em Paranaíba são um problema de saúde e segurança que afeta a todos. Por isso, é preciso agir com responsabilidade e respeito ao meio ambiente e à vida.