Ana Carolina Ali é nomeada nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
A advogada Ana Carolina Ali Garcia foi nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 18 de junho. A escolha ocorreu após o envio da lista tríplice formada pelo TJMS para preenchimento da vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.
Nomeação foi publicada no Diário Oficial
A nomeação de Ana Carolina Ali Garcia para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul oficializa o preenchimento da vaga aberta após o pedido de exoneração do desembargador Ary Raghiant Neto, ocorrido em março deste ano.
Ao anunciar a escolha, o governador Eduardo Riedel destacou a trajetória profissional da advogada e afirmou que a nova integrante da Corte possui experiência e histórico na área jurídica.
Ana Carolina liderou lista tríplice do TJMS
Ana Carolina Ali foi a candidata mais votada durante a formação da lista tríplice pelo Tribunal Pleno do TJMS. Ela recebeu 30 dos 31 votos possíveis e garantiu sua inclusão na lista já na primeira rodada de votação.
A segunda vaga ficou com Silmara Salamaia Gonçalves, que obteve 18 votos. A terceira posição foi definida após novas rodadas de votação, quando Ewerton Araújo de Brito alcançou 18 votos no quarto escrutínio.
A lista tríplice foi encaminhada ao governador, que realizou a escolha final prevista pelo processo do Quinto Constitucional.
Vaga é destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional
A vaga preenchida por Ana Carolina Ali pertence ao Quinto Constitucional, mecanismo previsto na Constituição Federal que reserva parte dos cargos dos tribunais para membros da advocacia e do Ministério Público.
Nesse modelo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participa da seleção inicial dos candidatos, que posteriormente são avaliados pelo tribunal antes da formação da lista tríplice encaminhada ao governador do Estado.
Trajetória de Ana Carolina Ali
Ana Carolina Ali Garcia exerceu o cargo de Procuradora-Geral do Estado entre 2022 e abril de 2026. Ela deixou a função para disputar a vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Antes disso, ocupou cargos estratégicos na administração estadual. Entre 2018 e 2022, atuou na Consultoria Legislativa do Estado (Conleg). Também chefiou coordenadorias jurídicas ligadas às secretarias estaduais de Educação e de Governo e Gestão Estratégica.
Ana Carolina ingressou na Procuradoria-Geral do Estado em 2005 e construiu sua carreira na advocacia pública estadual ao longo de mais de duas décadas.
Formação acadêmica
A nova desembargadora é formada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com parte do curso realizada em Londres, na Inglaterra.
O que acontece agora
Com a publicação da nomeação, Ana Carolina Ali passa a integrar oficialmente o quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, assumindo a vaga destinada à classe dos advogados no âmbito do Quinto Constitucional.
Siga nosso Instagram!
