BrasilEducaçãoÚltimas notícias

ProUni-2024 amplia vagas em direito e medicina

O Ministério da Educação divulgou, na quarta-feira (17), o edital da 1ª edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (ProUni), que contempla um aumento significativo no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina.

Com o intuito de proporcionar mais oportunidades a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas, o programa federal autorizou o aumento de vagas nessas áreas específicas em todo o país, decisão tomada em dezembro passado.

Inscrições Abertas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro
Os interessados em participar do processo seletivo podem realizar suas inscrições pelo Portal Único (https://acessounico.mec.gov.br/) de Acesso ao Ensino Superior no período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira em 6 de fevereiro e a segunda em 27 do mesmo mês.

Conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC), detalhes sobre a oferta de bolsas, incluindo curso, turno, instituição e local de oferta, serão disponibilizados na página do ProUni na próxima sexta-feira (19).

Critérios de Participação
Para concorrer a uma bolsa integral do ProUni, o candidato deve atender a critérios como ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, alcançar pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas e obter nota superior a zero na redação do Enem.

Outros requisitos incluem não ter participado do Enem como treineiro e, além disso, atender a pelo menos uma das condições adicionais, como ser pessoa com deficiência, professor da rede pública ou ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Renda Familiar e Benefícios do ProUni
A inscrição no ProUni está condicionada ao cumprimento dos critérios de renda do estudante. Para obter bolsa integral, a renda familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Para bolsa parcial (50% da mensalidade), o limite é de três salários mínimos por pessoa da família.

Os requisitos de renda seguem determinações estabelecidas pela Lei nº 11.096/2005. Em caso de seleção, a comprovação de renda será necessária na inscrição e matrícula, com documentação como contracheques, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários.

Candidatos professores da rede pública de ensino estão isentos da regra de renda familiar do ProUni.

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta