O período de pré-matrículas na Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul continua disponível até 4 de janeiro de 2024, ampliando a oportunidade para pais e alunos assegurarem seus lugares nas unidades escolares desejadas para o próximo ano letivo. Desde 7 de novembro, a primeira etapa das pré-matrículas está em andamento, visando facilitar e organizar o processo de ingresso ou continuidade na REE.
Como realizar a pré-matrícula:
Para efetuar a pré-matrícula, os pais ou responsáveis podem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e preencher os dados necessários. Além disso, há a opção de realizar o procedimento por telefone, discando para o número 0800-647-0028, ou presencialmente na Central de Matrículas, situada na Rua Joaquim Murtinho, n. 2.612, Bairro Itanhangá Park.
Expansão do ensino em tempo integral:
Em 2024, Mato Grosso do Sul atingirá a marca de 100% dos municípios oferecendo turmas com ensino em tempo integral na Rede Estadual de Ensino. A Secretaria de Estado de Educação (SED) anunciou um avanço significativo, com todos os 79 municípios do estado contando com pelo menos uma unidade escolar oferecendo essa modalidade de ensino.
Atualmente, 166 unidades escolares oferecem essa modalidade, e a expectativa é que, a partir de 2024, esse número aumente para 219 escolas, impactando positivamente mais de 30 mil estudantes matriculados. A projeção é chegar a um total de 48,7 mil alunos atendidos.
Ampliação das unidades escolares em tempo integral:
O Estado planeja expandir a oferta de ensino integral em 53 novas unidades escolares, distribuídas entre áreas urbanas (47 escolas) e rurais (6 escolas). Destas, 11 serão localizadas na capital, Campo Grande, enquanto as demais estarão distribuídas em diferentes regiões do interior do estado.
Previsão de aumento no número de alunos:
A expectativa é que o número total de alunos matriculados também cresça de forma expressiva, passando dos atuais 187.032 para 205.460 até o ano de 2024, refletindo o comprometimento do estado em ampliar o acesso à educação em tempo integral.