A campanha de vacinação antirrábica que teve início em 30 de julho pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, no Campus da UFMS está em andamento e terá o seu Dia D no próximo sábado, 21, entre as 07 e 17 horas no Espelho d’Água de Paranaíba.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida pela saliva de cães, gatos, morcegos, bovinos e equinos contaminados, mas principalmente transmitida pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. O vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. A melhor forma de diminuir os casos da doença é vacinando os animais e deve ser feita todos os anos da vida do animal.
É muito importante lembrar que o único profissional capacitado para aplicar a vacina é o médico veterinário, pois é necessário que o animal passe por uma avaliação prévia, que garanta seu bom estado de sáude e capacidade de responder bem à vacinação. A raiva é uma doença que não tem cura e é fatal.
Nesta quarta-feira, 18, antes do Dia D, haverá vacinação no Ceinf Caio Silva Bevilaqua, das 8h às 16h. Vale ressaltar que apenas animais com mais de quatro meses de idade podem ser vacinados. O dono deve apresentar a carteirinha de vacinação, caso o animal não possua o documento será feito no local. Proteja seu animal de estimação, vacine-o.
DECOM – Luana Chaves