Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil

Cana-de-açúcar lidera agricultura em Paranaíba com 38 mil hectares; segundo IBGE

Cana-de-açúcar lidera agricultura em Paranaíba com 38 mil hectares; segundo IBGE
Aumente o volume e ouça a notícia

A cana-de-açúcar em Paranaíba é a maior cultura agrícola em 2025. O município plantou 38.108 hectares da cultura, segundo dados preliminares do IBGE.

O levantamento foi feito pelo InterativoMS com dados  da pesquisa de Produção Agrícola Municipal de 2025 do IBGE. O resultado coloca a cana à frente de outras nove culturas registradas no ano.

Cana-de-açúcar em Paranaíba representa 62% da área agrícola

A cana-de-açúcar em Paranaíba ocupou 38.108 hectares de área plantada em 2025. A área colhida foi a mesma: 38.108 hectares.

O total de lavouras temporárias no município foi de 60.582 hectares. Com isso, a cana representa 62,9% de toda a área agrícola temporária registrada.

A cultura é a maior representante da agricultura no município em área. Ela está à frente da soja, que teve 12.291 hectares, e do amendoim, com 4.395 hectares.

Segundo os dados a cana-de-açúcar é considerada cultura temporária de longa duração. O ciclo passa de 12 meses. Por isso, a área plantada se refere à área destinada à colheita no ano.

Produção, rendimento e valor da cana-de-açúcar em Paranaíba

A produção de cana-de-açúcar em Paranaíba em 2025 foi de 2.528.096 toneladas. O rendimento médio foi de 66.340 quilogramas por hectare. Rendimento é a quantidade produzida por cada hectare.

O valor da produção foi de 377.434 mil reais. O valor é calculado com base na quantidade e no preço médio pago ao produtor. Frete, taxas e impostos não entram no cálculo, segundo o IBGE.

Sem perda registrada

Em Paranaíba, a diferença entre área plantada e área colhida é considerada área perdida. No caso da cana-de-açúcar em Paranaíba, não houve perda. Os dois números foram iguais.

Outras culturas plantadas no município em 2025

Além da cana-de-açúcar em Paranaíba, o IBGE registrou outras 9 culturas com área plantada em 2025. A lista completa, da maior para a menor área, é:

Soja (em grão): 12.291 ha

Amendoim (em casca): 4.395 ha

Milho (em grão): 3.224 ha

Sorgo (em grão): 1.120 ha

Feijão (em grão): 861 ha

Mandioca: 522 ha

Abacaxi: 40 ha

Milho verde: 20 ha

Melancia: 1 ha

Dados são preliminares e oficiais

Todas as informações são do IBGE – Produção Agrícola Municipal 2025, resultados preliminares. Os dados de 2025 podem sofrer alterações até a próxima divulgação, e organiza os dados para Mato Grosso do Sul dividido por município.

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.