ParanaíbaÚltimas notícias

Chuvas intensas podem atingir Paranaíba e região do bolsão, alerta Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de chuvas intensas em Paranaíba e para a região do bolsão nesta terça-feira (29). A previsão indica que pode chover até 50 milímetros no dia, com risco de alagamentos e queda de árvores.

Segundo o instituto, as chuvas podem ser acompanhadas de rajadas de vento de 40 a 60 km/h, o que pode causar danos à rede elétrica e à estrutura urbana. O alerta é válido das 9h20 às 23h59 e abrange 13 cidades do estado: Água Clara, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Apesar do alerta, o Inmet considera baixo o risco de acidentes graves causados pelas chuvas. A recomendação é que os moradores em situação de risco sigam as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que estão disponíveis nos telefones 199 e 193, respectivamente.

O Inmet também aconselha que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores ou placas de publicidade, pois há chances de descargas elétricas. Além disso, é importante evitar trafegar em áreas alagadas ou com risco de deslizamento.

As chuvas intensas são causadas por uma frente fria que avança pelo sul do Brasil e encontra uma massa de ar quente e úmido sobre o centro-oeste. Essa combinação favorece a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de temporais.

A previsão para os próximos dias é de mais chuva na região do bolsão, com temperaturas variando entre 18°C e 32°C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 60% e 95%.

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta