Prouni abre inscrições para mais de 288 mil bolsas de estudo em todo o país

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre inscrições para a primeira seleção de 2023 nesta terça-feira (28). Serão ofertadas 288.112 bolsas de estudo em 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Desse total, 209.758 são bolsas integrais e 78.354 são parciais. O prazo para se inscrever vai até 3 de março e o resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de março.

A consulta das vagas disponíveis pode ser realizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É possível filtrar a busca por tipo de bolsa, modalidade, curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Podem participar do Prouni os estudantes que fizeram as provas de 2022 ou de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que tenham obtido nota média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. É preciso também não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Para concorrer a uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal, por pessoa, deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

O Prouni é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para estudantes que nunca concluíram um curso de graduação. A seleção é realizada duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Não perca a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudo e dar um passo importante em sua carreira acadêmica. Acesse o site do Prouni e faça sua inscrição.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.