Os candidatos que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023, segundo semestre, devem ficar atentos ao prazo para apresentar a documentação que comprove as informações declaradas durante a inscrição. Eles têm até o dia 28 de agosto para entregar os documentos na instituição de ensino para a qual foram pré-selecionados.
O ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação ou sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. As bolsas são destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsistas integrais, pessoas com deficiência e professores da rede pública.
Para participar do ProUni, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário atender aos critérios de renda e escolaridade estabelecidos pelo edital nº9, publicado pelo MEC no Diário Oficial da União em junho.
O MEC disponibilizou 276.566 bolsas de estudo para o segundo semestre de 2023, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais. Os candidatos podem consultar o resultado da lista de espera no site do ProUni ou nas próprias instituições de ensino. Aqueles que forem contemplados com as bolsas devem comparecer às instituições com os documentos exigidos pelo edital e pela própria instituição.