Uma massa de ar polar atingirá o Estado e irá derrubar as temperaturas mínimas para 4ºC em Dourados, 6ºC em Campo Grande e Três Lagoas, 7ºC em Porto Murtinho, 10ºC em Corumbá e 5ºC em Paranaíba.
A previsão é que o Estado registre a menor temperatura do ano na quinta-feira (19).
Chuvas devem atingir o Estado no domingo (15), derrubando temperaturas gradativamente.
A massa de ar frio sobre Mato Grosso do Sul irá manter temperaturas amenas por cerca de dez dias.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, pode haver geada no sul do Estado. “[Haverá] predomínio de sol, poucas nuvens, massa de ar seca, fria e polar, e queda acentuada de temperaturas”.
O calor retornará em 25 de maio, segundo Abrahão. As chuvas previstas para Mato Grosso do Sul elevarão a umidade relativa do ar, melhorarão a qualidade de respiração e provocarão queda nas temperaturas.
A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outono
O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.
A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.
Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir.
O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).
O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho.
As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.
O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.
Fonte: Correio do Estado