Prazo para saque do abono salarial PIS-Pasep 2023 termina nesta quinta-feira

O prazo para o saque do abono salarial referente ao ano-base de 2021, tanto para trabalhadores do PIS quanto do Pasep, está se encerrando nesta quinta-feira (28). Após essa data, as parcelas não resgatadas serão revertidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme as regras estabelecidas pelo programa.

O abono salarial é destinado aos trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que receberam, no ano-base de 2021, até dois salários-mínimos mensais de empregadores que contribuem para os programas.

Além disso, é fundamental que os dados referentes a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou no e-Social. Outro critério é ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, ao longo do ano de referência.

O valor do abono corresponde à fração do salário-mínimo de 2023, estabelecido em R$ 1.302,00, sendo essa quantia dividida por 12 e multiplicada pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Para os trabalhadores de empresas privadas cadastrados no PIS, a consulta e o recebimento podem ser realizados por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, do site oficial ou pelo telefone 158. O pagamento, efetuado pela Caixa, será direcionado prioritariamente para conta Caixa, seja corrente, poupança ou digital, além de outros canais de pagamento disponibilizados pela instituição.

Já os trabalhadores de empresas públicas, cadastrados no Pasep, terão o abono disponibilizado em suas contas-correntes ou poupanças. O recebimento presencial nas agências do Banco do Brasil requer documento de identificação oficial com foto e número do CPF. Correntistas de outras instituições financeiras podem realizar transferência via TED para sua conta mediante caixa eletrônico ou pelo site oficial do Banco do Brasil www.bb.com.br/pasep.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.