Nova IA do Google edita fotos com comandos e preserva rostos com precisão

Nova IA do Google edita fotos por comando e preserva rostos com precisão

Uma nova e poderosa ferramenta de edição de fotos chegou para todos. O Google liberou ontem um modelo de inteligência artificial que permite modificar imagens a partir de comandos de texto, e o melhor: o sistema consegue manter a precisão de rostos humanos, de animais e outros detalhes importantes.

A novidade, disponível no chatbot do Gemini, utiliza o modelo de IA Gemini 2.5 Flash, conhecido internamente como “Nano-banana”. Acessar a ferramenta é simples: basta entrar em gemini.google.com, fazer o upload de uma foto e descrever a mudança que você deseja.

O que essa IA pode fazer?

A principal inovação é a capacidade do sistema de preservar a identidade dos sujeitos na imagem. Enquanto outras ferramentas de IA frequentemente “alucinam” — criando ou alterando detalhes e até distorcendo rostos — o novo modelo do Google se destaca pela precisão.

Isso significa que você pode, por exemplo:

  •     Transformar o cenário: Mudar o fundo de uma foto ou inserir a pessoa em uma nova situação, como ser um médico, um artista ou um personagem de uma série de TV dos anos 90.
  •     Mudar o estilo: Pedir para a IA alterar o cabelo, a maquiagem ou o figurino da pessoa na imagem.
  •     Combinar imagens: Subir duas ou mais fotos e pedir ao Gemini que as combine. Imagine ter uma foto sua e outra do seu cachorro e pedir para a inteligência artificial criar uma imagem de vocês se abraçando em um cenário específico.
  •     Renovar ambientes e itens: Quer saber como sua sala ficaria com uma parede de outra cor ou um sofá diferente? A IA do Google pode te ajudar a visualizar.
  •     Colorir fotos antigas: Embora a IA não consiga adivinhar as cores originais, é possível usá-la para colorir imagens em preto e branco, dando-lhes uma nova vida.
Imagem antiga da Praça da Republica em Paranaíba
Imagem antiga da Praça da Republica em Paranaíba colorida com Inteligência Artificial

Todas as imagens geradas ou editadas pela ferramenta recebem uma discreta marca d’água, um passo do Google para manter a transparência e sinalizar o conteúdo criado por inteligência artificial. Essa capacidade de editar fotos por comando, mantendo a fidelidade dos detalhes, democratiza a edição de imagens e abre um universo de possibilidades criativas.
A imagem de ilustração dessa notícia foi gerada com o uso do Google Gemini.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.