Inscrições para o Fies 2023 estão abertas: saiba como se inscrever

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas a partir de hoje (7) até a próxima sexta-feira (10). O programa tem como objetivo ajudar estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior a pagar as mensalidades. Para fazer a inscrição, o interessado deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que reúne informações do Sisu e Prouni. Neste primeiro semestre serão oferecidas 67 mil vagas, de um total de 112 mil para este ano.

Os critérios para pleitear o financiamento são: ter feito o Enem de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450, e não ter zerado a redação. Além disso, os candidatos precisam comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. É importante ressaltar que estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente.

Os candidatos devem indicar três opções de cursos de graduação para concorrer ao financiamento. Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, é possível acessar o Portal Acesso Único e clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC e, opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

O Fies é uma oportunidade para estudantes que desejam ingressar em instituições privadas de ensino superior, mas que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades integrais. As inscrições para o processo seletivo do Fies 2023/1º semestre seguem o calendário abaixo:

Inscrições: 7 a 10 de março Resultados (pré-selecionados): 14 de março Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 15 a 17 de março Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio

É importante lembrar que o Fies é um financiamento, portanto, após a conclusão do curso, o estudante deverá quitar a dívida. Por isso, é fundamental que o candidato faça um planejamento financeiro antes de se inscrever no programa.

Faça sua inscrição AQUI

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *