El Niño castiga MS; que fica em alerta com calorão de 41ºC

Apesar das chuvas isoladas que trouxeram um breve alívio, o calor intenso persiste em Mato Grosso do Sul, mantendo o estado em alerta. Para esta terça-feira (9), a previsão indica temperaturas elevadas, atingindo até 41°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira.

Em Paranaíba, a temperatura deve permanecer em torno dos 38°C, contribuindo para um cenário de calor que não se configura como uma nova onda, mas sim como uma condição comum, denominada de “novo normal” devido ao fenômeno climático El Niño.

O prognóstico aponta um período típico de verão, com predominância de tempo firme, mas com possibilidade de chuvas pontuais, variando de fraca intensidade a tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Ao longo do dia, estão previstas chuvas nas regiões centro-norte e bolsão.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Campo Grande tem previsão de mínima de 25°C e máxima de 34°C. Já na Grande Dourados, espera-se a presença de sol, nebulosidade e possibilidade de chuvas, com mínima de 25°C e máxima de 38°C.

Na região de fronteira, em Porto Murtinho, os termômetros podem atingir os 41°C, com mínima de 29°C, enquanto Corumbá oscilará entre 27°C e 37°C. No norte do estado, em Coxim, as temperaturas variarão de 25°C a 36°C.

Em Paranaíba e Três Lagoas, localizadas na região do bolsão, as mínimas ficarão entre 24 e 26°C, com máximas variando de 36 a 38°C, respectivamente. Nessas regiões, também é possível o registro de rajadas de vento entre 40 a 60 km/h, podendo exceder esses valores.

Apesar de não caracterizar uma onda de calor, o calor intenso afeta significativamente a população. Segundo o meteorologista Vinicius Sperling do Cemtec/MS, embora não haja uma onda de calor oficialmente, o calorão impacta a vida das pessoas. O padrão climático indica temperaturas médias em Campo Grande de 35°C, acima da média histórica de janeiro, que é de 32°C.

O fenômeno El Niño tem influenciado nas temperaturas, com foco de calor no Paraguai, parte da Argentina e sudoeste de Mato Grosso do Sul, o que tem feito de Porto Murtinho a cidade mais quente do país. Em 2023, o município registrou uma temperatura de 43,4°C.

As ondas de calor são caracterizadas por temperaturas até 5°C acima da média, persistindo por um período determinado, entre três e sete dias.

Para os próximos dias, a previsão mantém a tendência de altas temperaturas, com possibilidade de chuvas pontuais em Paranaíba. Na quarta-feira (10), espera-se temperatura mínima de 24°C e máxima de 37°C, com 90% de chances de pancadas de chuva à tarde e à noite. Na quinta-feira (11), as temperaturas variarão entre 24°C e 36°C, com 83% de possibilidade de chuvas rápidas durante o dia e à noite. Na sexta-feira (12), a previsão indica temperaturas entre 25°C e 35°C, com períodos de nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora.

O calor intenso persistente continua desafiando o cotidiano dos sul-mato-grossenses, e as expectativas meteorológicas indicam uma semana marcada por altas temperaturas e chuvas pontuais em algumas regiões do estado.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.