De MS para o mundo: Guilherme Madruga vence prêmio Puskás

No Fifa The Best 2023, realizado recentemente, o volante de Mato Grosso do Sul Guilherme Madruga brilhou ao conquistar o cobiçado Prêmio Puskás, que reconhece o gol mais espetacular do ano no cenário mundial. Com apenas 23 anos, o jogador, agora vinculado ao Cuiabá, superou Julio Enciso e Nuno Santos na disputa, tornando-se o terceiro brasileiro a erguer o troféu, ao lado de Neymar e Wendell Lira.

A cerimônia de premiação foi marcada por emoções, quando Guilherme, diante dos melhores atletas do mundo, relembrou seus momentos difíceis no início da carreira. Agradecendo aos pais, que assistiam à premiação no Bairro Center Park, em Campo Grande, o jovem atleta expressou sua gratidão pela jornada até alcançar o futebol profissional.

“Quando fiz este gol, estava emprestado e só queria ser comprado. Planejei apenas este objetivo e Deus me concedeu: fui comprado e vendido para outro time e, neste ano, vou disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Esta dedicatória vai para a minha família e aos meus pais, que estão no Brasil. Pai, todos aqueles que te chamavam de louco não vão mais chamar: estou virando profissional. Mãe, toda vez que a senhora chorou escondido quando estava longe, saiba que valeu a pena. E meu irmão, que está comigo: muita gratidão por me acompanhar. É um sonho que estou vivendo e não esperava isso”, disse Guilherme, emocionado.

O GOL ESPETACULAR

O gol que rendeu a Guilherme Madruga o Prêmio Puskás ocorreu em 27 de junho de 2023, quando ainda defendia as cores do Botafogo-SP. O volante surpreendeu ao marcar um golaço de bicicleta de fora da área, encobrindo o goleiro do Novorizontino-SP.

“Hoje é um dia único na minha vida, com certeza está marcado na minha história e na memória de todos aqueles que me acompanham desde o começo da minha trajetória. Meu primeiro agradecimento é a Deus”, discursou Guilherme, segurando o prêmio com orgulho.

Veja o gol abaixo.

PREMIAÇÃO THE BEST 2023

No universo do futebol, Lionel Messi, mesmo optando por uma temporada reclusa no Inter Miami, dos Estados Unidos, foi coroado como o melhor jogador da temporada pelos eleitores da Fifa. O resultado surpreendeu, já que Erling Haaland, campeão da tríplice coroa pelo Manchester City, era considerado o favorito.

O clima de constrangimento marcou o evento, pois Messi não estava presente para receber o prêmio, e Thierry Henry aceitou a honraria em seu lugar. A surpreendente vitória do argentino evidenciou a imprevisibilidade do futebol.

LUTA CONTRA O RACISMO

Em outra categoria, Vinicius Júnior, campeão da Supercopa da Espanha, foi reconhecido pela Fifa por sua destacada atuação na luta contra o racismo em 2023. O jogador, impossibilitado de estar presente na cerimônia em Londres, foi representado por ícones do futebol brasileiro, como Roberto Carlos, Júlio César, Roque Júnior, Ronaldo, Belletti e Cafu.

Cafu, porta-voz da seleção brasileira na premiação, ressaltou a importância da educação no combate ao racismo: “Racismo é uma questão de educação. Vamos educar as pessoas para viver em um mundo de igualdade. Vamos usar o futebol como uma ferramenta da sociedade.”

FUTEBOL FEMININO EM DESTAQUE

O The Best 2023 também homenageou o futebol feminino, premiando Sarina Wiegman, treinadora da seleção inglesa, como a melhor treinadora do mundo. A decisão surpreendeu, especialmente pela derrota de Jonatan Giraldez, multicampeão com o Barcelona.

A seleção da temporada da FIFPro destacou o domínio inglês, com sete jogadoras, após a Copa do Mundo feminina, vencida pela Espanha. Mary Earps foi eleita a melhor goleira da temporada, e Aitana Bonmatí conquistou o prêmio de melhor jogadora, além de integrar a seleção ideal ao lado de Olga Carmona, Lucy Bronze, Alex Greenwood, Keira Walsh, Alessia Russo, Lauren James, Ella Toone, Alex Morgan e Sam Kerr.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *