O concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) registrou mais de 27 mil inscritos, segundo lista publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE-MS) nesta quarta-feira, 20 de agosto. O certame oferece 400 vagas, sendo 100 para escrivão de Polícia Judiciária e 300 para investigador de Polícia Judiciária, com salário inicial de R$ 6.569,53 e carga horária de 40 horas semanais.
Os candidatos que tiveram a inscrição ou condição especial indeferida podem apresentar recurso até as 23h59 do dia 21 de agosto, pelo site www.avalia.org.br. Não será permitido realizar alterações na modalidade de realização da Prova Escrita Objetiva.
A prova escrita será aplicada em 14 de setembro de 2025, no período da tarde, exclusivamente em Campo Grande (MS). Serão 100 questões de múltipla escolha, com duração de cinco horas e avaliação de até 100 pontos. O horário e local de prova serão divulgados em 8 de setembro.
O concurso será conduzido pelo Instituto Avalia e terá as seguintes etapas:
- Prova Escrita Objetiva
- Prova de Títulos
- Avaliação Psicológica
- Avaliação Médico-Odontológica
- Avaliação de Aptidão Física
- Investigação Social
- Curso de Formação
O cronograma prevê ainda:
- Envio da documentação para Prova de Títulos e Investigação Social: 15 a 22 de outubro
- Avaliação Psicológica: 26 de outubro
- Exame de saúde: 12 a 14 de novembro
- Teste de Aptidão Física (TAF): 22 e 23 de novembro
- Resultado final: 17 de dezembro de 2025
- Curso de Formação: 20 de janeiro a 15 de maio de 2026
- Ingresso na corporação: 25 de maio de 2026
Para participar, os candidatos devem cumprir requisitos como nacionalidade brasileira, idade entre 21 e 45 anos, ensino superior completo em qualquer área, CNH categoria B, entre outros listados no edital completo.
Além das vagas principais, o concurso também prevê oportunidades para socioeducadores (50), psicólogos (10) e assistentes sociais (10).
Com grande concorrência, este concurso se torna um dos mais disputados da segurança pública em Mato Grosso do Sul, reforçando o interesse da população em ingressar na carreira policial.
Siga nosso Instagram!