Atualmente, muito se fala na mulher empoderada, mas de fato, essas mulheres que dizem ser empoderadas vivem essa realidade? Mas o que realmente é empoderamento?
A cada dia, as mulheres têm se mostrado tão capazes quanto os homens, e muitas têm surpreendido a sociedade de modo geral, mostrando que o verdadeiro empoderamento é tomar o poder sobre si, ser dona de seu próprio destino, sem deixar de lado sua feminilidade, gentileza e sutileza, mostrando sua liderança e lutando contra a violência física e mental, sabendo dizer “não” e colocando um basta, um ponto final quando necessário, em qualquer relacionamento tóxico ou abusivo, seja de amizade, familiar ou amoroso.
A mulher empoderada luta por melhorias no governo e na sociedade. É aquela que trabalha e contribui para o sustento de sua família, é mãe, esposa, irmã, filha, amiga e profissional, sempre pronta a ajudar aqueles que tanto ama. A mulher empoderada é uma emancipação individual, cujo objetivo principal é ser protagonista de sua própria vida e procurar oportunidades de melhoria a cada dia. É líder, é forte, busca igualdade econômica, é estudiosa e dedicada e não tem medo de se arriscar, mas reconhece seu papel na sociedade. Não procura ser melhor do que ninguém, mas busca seu próprio espaço. Esse empoderamento não é uma disputa, mas sim uma conquista.
Vivemos em sociedade machista, e em muitos momentos, a mulher é vista como o sexo frágil, objeto, incapaz para determinadas funções e inferior aos homens. Assim, ao longo dos anos, foram surgindo conceitos errados sobre o empoderamento, baseados no conhecimento popular. Então, muitas mulheres passaram a acreditar que para serem empoderadas, precisam deixar de lado sua feminilidade e fazer parte de movimentos feministas radicais sem fundamento e acabam expondo seu corpo sem pudor, se envolvem em disputas e conflitos com os homens e a sociedade em geral, e, como consequência, denigrem sua imagem e a da verdadeira mulher empoderada.
Se empodere e seja dona de seu próprio destino…
Rose Queiroz é formada em administração e filosofia, com especializações em docência do ensino superior, gestão de pessoas, psicologia organizacional e empresária
Whats