fbpx

Vai começar a Copa do Mundo e há um grande favorito ao título!

Vai começar a Copa do Mundo e há um grande favorito ao título!

Acabado o período de amistosos preparatórios, finalmente vai começar a Copa do Mundo da Rússia. Nesta quinta-feira (14), os anfitriões abrem a competição encarando a Arábia Saudita. Grandes seleções chegam muito fortes na disputa, mas será que existe uma principal favorita ao título? Apesar de ver três seleções quase no mesmo patamar, ainda vejo o Brasil meio passo à frente da Alemanha e um da Espanha na briga pela taça.

O time comandado por Tite foi quem melhor encerrou esse ciclo pré-Mundial, com time e padrão tático definidos – principalmente com a volta de Neymar, o que significa que dificilmente o falho esquema com Casemiro e Fernandinho juntos volte a acontecer. Mas aí entra aquele clichê: não se pode bobear em mata-mata de Copa do Mundo e um simples erro pode ser fatal. Ciente da capacidade do treinador e da determinação desse elenco, porém, a sexta estrela tem tudo para vir em 2018.

Alemanha e Espanha também vêm muito fortes, apesar de terem tido finais de preparação para o torneio no mínimo estranhos. Tudo bem que ambas quiseram aproveitar os amistosos para fazer alguns testes, mas a derrota dos alemães para a Áustria, que sequer vai disputar a Copa, além do corte do atacante Sané, um dos melhores jogadores jovens do mundo, e a troca de comando técnico dos espanhóis a dois dias da estreia, além de terem tido um desempenho aquém da expectativa nos últimos amistosos, por exemplo, não são normais.

Quando for “pra valer”, no entanto, tudo pode mudar. A Alemanha tem, além de um grande trabalho a longo prazo, uma camisa pesadíssima e a Espanha, na minha visão, o elenco mais forte desse Mundial. Ainda, outras seleções correm num segundo pelotão nessa briga pelo título. A França tem um time jovem e forte, a Argentina tem Messi (o que já diz muito) e a Bélgica tem enormes talentos individuais (que ainda não engrenaram juntos como pode se esperar, mas que, estando em um bom dia, devem dar muito trabalho a quem vier pela frente).

 

Só o psicológico pode atrapalhar o Brasil na estreia

 

A seleção brasileira faz sua primeira partida nesta Copa no domingo (17), às 14h (horário de MS), contra a Suíça, em Rostov. Trata-se de um bom adversário, que chega como favorita para passar de fase junto com os pentacampeões do mundo. Do time de Tite, porém, não se pode esperar outro resultado que não seja a vitória.

Mais do que os próprios suíços, o principal fator de dificuldade para o Brasil na estreia pode ser o psicológico. Jogadores podem ser tomados pela ansiedade, pelo nervosismo e comprometerem todo um plano de jogo. Conhecendo Tite e seu trabalho neste aspecto, no entanto, a seleção brasileira tem tudo para começar o Mundial com o pé direito.

 

Expectativa para a Copa do Mundo da Rússia:

 

Principal favorito: Brasil

Outros grandes favoritos, na ordem: Alemanha e Espanha

Segundo escalão de favoritismo, na ordem: França, Argentina e Bélgica

Podem surpreender, na ordem: Inglaterra e Portugal

 

Palpites para os principais jogos da 1ª rodada:

 

Egito 1 x 2 Uruguai

Portugal 1 x 3 Espanha

França 3 x 0 Austrália

Argentina 2 x 1 Islândia

Alemanha 2 x 1 México

Brasil 2 x 0 Suíça

Bélgica 3 x 0 Panamá

Tunísia 0 x 4 Inglaterra


Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: