fbpx

Setembro amarelo: De valor a sua vida!

Setembro amarelo: De valor a sua vida!

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

Foi criada em 2015 pelo CVV(Centro de Valorização A Vida), buscando oferecer ajuda e saúde mental aqueles que vem enfrentando problemas psíquicos.

Segundo a OMS (organização mundial de saúde), mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, podendo serem evitados se os sintomas forem atendidos por profissionais preparados e qualificados.

Uma das principais razões que levam ao suicídio são a depressão, e o consumo de álcool e drogas, fatores que, podem ou não estarem associados.

O contexto social em que vivemos vem contribuindo para a expansão dessa doença psíquica, quem tem muitos gatilhos, como as redes sociais, bullying, padrões estéticos, trabalho e relacionamentos abusivos.

Estamos numa era digital onde uma amizade virtual vale mais que a real, uma curtida vale mais que um elogio e as cobranças por produtividade e desempenho aumentam a cada dia. A competição e a comparação não nos deixam olhar pra nós, só pensamos em ultrapassar o próximo.

As pessoas fazem julgamentos da dor e da gravidade que o outro está passando, questionam a todo momento suas fragilidades e problemas, denominando o sofrimento como frescura.

Algumas publicidades não éticas contribuem para o agravamento da situação, vendendo produtos como se fossem a verdadeira cura da depressão, fazem falsas propagandas como fossem milagres, quando na verdade depressão é uma doença, mas tem tratamento, porém acompanhado por profissionais da área.

Outro fator de suma importância, é que, o depressivo ou aquela pessoa que tem potencial suicida nem sempre é aquele estereotipo que existe no imaginário coletivo, daquela pessoa que não sai do quarto, que fica semanas chorando. Ao contrário, pessoas depressivas namoram, estudam, trabalham, se divertem, mas seguem depressivas. Mesmo com tudo aparentemente bem, a dor permanece na alma.

Podemos tirar como exemplo, a quantidade de humoristas, artistas, gente que tem dinheiro, fama, beleza, mas quando chegam em casa não suprem o vazio emocional e tiram a própria vida.

Segundo dados atualizados pelo CVV, a cada 45 minutos no brasil, alguém comete suicídio. A boa notícia, é que esse quadro pode ser mudado sim. O suicídio pode ser prevenido e evitado, a gente precisa perder o medo e o preconceito de pedir e oferecer ajuda, o setembro amarelo tem que ser todo dia.

Se olhe mais, não deixe um mundo de aparências e superficialidade de Instagram tomar conta de você. Repense sobre seus influenciadores e referências, se cerque de pessoas que realmente te querem bem, e que estão ao alcance da nossa voz, dos nossos ouvidos, dos nossos abraços.

Somos diferentes, aceite as diferenças. Seja você na medida que puder, não na que o mundo te exige

Saiba ouvir, preste atenção no que o outro diz, esteja preparado emocionalmente. Importe –se. Incentive ou disponibilize a encontrar apoio emocional a quem necessita.

Acolha, não julgue, não dê sua opinião, apenas ouça, de forças, abrace e compreenda.

Você é especial, cheio de qualidades e sua vida é muito preciosa, momentos difíceis vem e vão, não guarde as coisas só para você, e lembre-se, você não está sozinho!


Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: