Paranaíba recebe apenas 27% do previsto de vacinas para Covid-19

Paranaíba recebe apenas 27% do previsto de vacinas para Covid-19

O Município de Paranaíba recebeu, nesta terça-feira (19) 850 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19) , 27.95 do que era previsto, 425 pessoas serão imunizadas.  A Secretaria de Saúde de Paranaíba estudou o planejamento da execução da vacinação para a 1ª etapa e, conforme preconiza o Ministério da Saúde, serão imunizados inicialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades públicas e privadas e idosos acima de 60 anos que moram em instituição de longa permanência.

O secretário, Amauri Mariano e outros funcionários da pasta participaram de uma videoconferência com a Secretaria de Estado, na manhã de hoje, para tratar sobre a continuidade da execução do Plano Estadual de Vacinação, pois nele existia a estimativa de 3.041 doses para o Município, no entanto o número enviado foi muito menor do que o anunciado.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que por falta de material para fabricar o imunizante no Instituto Butantã as doses disponibilizadas para a ação emergencial foram menores para todo o território nacional. Mato Grosso do Sul foi contemplado com 158.760 doses do imunizante Coronavac, suficientes para imunizar 79 mil pessoas.

“Nós ainda não temos como precisar uma data para a chegada de mais doses. Tudo isso depende da fabricação da vacina. O Estado não tem nenhuma informação de quando novas doses estarão disponíveis. Mesmo assim, é um momento muito importante! Hoje é a vitória daqueles que acreditam na ciência e no SUS”, disse o secretário de Saúde.

Paranaíba vai vacinar 425 pessoas contra Covid-19 na 1ª etapa

O prefeito Maycol Queiroz comemorou a chegada da vacina e elogiou a agilidade do Estado na distribuição de doses aos municípios. “O Estado conseguiu, em 24 horas, enviar vacinas para todos os municípios. Entendemos que o número inicialmente divulgado não teve como se cumprir e vamos respeitar o Plano Nacional de Imunizações (PNI) vacinando nesse primeiro momento os grupos prioritários. Pedimos para que a população em geral compreenda essa regra para não fazer pressão nas unidades de saúde”, disse.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas serão distribuídas nesta quarta-feira, 20. As doses deverão ser aplicadas imediatamente após a entrega nas unidades da rede de Saúde.

“Precisamos todos nos conscientizar que a pandemia ainda não acabou e precisamos manter as medidas de biossegurança. A vacina nos dá esperança, mas enquanto não imunizarmos toda a população é preciso tomar todos os cuidados”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Luana ChavesDecom

Da redacao

Da redacao

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: