Nova onda de frio chega a MS; Paranaíba deve registrar até 5°C

Nova onda de frio chega a MS; Paranaíba deve registrar até 5°C

A terceira do ano, a nova onda de frio chega a Mato Grosso do Sul nesta semana. A forte frente fria associada a uma massa de ar frio de origem polar avança pelo país e deve ser a maior do ano até agora. Especialistas indicam ainda que a massa de ar frio poderá até ser considerada uma das maiores do século no Brasil. Em MS, há possibilidade de geada e temperaturas negativas. Campo Grande pode bater o recorde de frio neste ano.

A previsão meteorológica mostra que a temperatura deve começar a cair em Paranaíba na quarta-feira (28), a mínima deve ser registrada na cidade na sexta-feira (30), com previsão de 5°C, a temperatura deve voltar a subir em 06 de agosto.

Meteorologistas do Climatempo apontam que o ar frio intenso vai favorecer a ocorrência de precipitação, incluindo queda de neve em alguns pontos do país. Em Mato Grosso do Sul, não há previsão de neve, mas a geada deve ser registrada em diversos municípios, além da previsão de temperaturas negativas. A frente fria chega ao Brasil nesta segunda (26), mas o ar frio se espalha e chega ao Mato Grosso do Sul somente na terça-feira (27).

Meteorologistas indicam que o frio será intenso em MS. “Temperatura negativa, frio intenso, sensação térmica de muito frio, geada moderada a forte, vento moderado a forte, chuva moderada a forte, acentuada queda do nível de umidade no ar”, preveem especialistas do Climatempo.

Apesar de ter sido apontada como a maior onda de frio do século no Brasil, o especialista da Estação Meteorológica Uniderp ressalta que as informações se referem ao sul do país, onde há previsão de neve. “Haverá massa de ar polar fria, mas os valores indicam temperaturas abaixo de 10ºC [em MS]. Esses valores citados [sobre o maior frio do século] podem ser referência para o sul do país, aqui não”, esclarece Natálio Abrahao Filho.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) informa que a massa de ar polar avança pela região sudoeste do Estado a partir de terça (27), mas se espalha no restante de MS ao longo da semana. Os dias de frio intenso devem ser registrados entre quarta (28) e sexta (30). “Existe a probabilidade para geadas principalmente na região sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste”, enfatizou a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Os dados da Estação Meteorológica Uniderp apontam que Ponta Porã deve registrar geada forte com previsão de -1,5ºC. Já Campo Grande registra temperaturas abaixo de 5ºC entre quarta (28) e quinta (29), com geadas.

Risco de morte?

Informações do Climatempo indicam que o frio em Mato Grosso do Sul será intenso nos últimos dias do mês de julho. “A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças”, alertaram especialistas.

Com informações do MidiaMax

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: