fbpx

Mundo digital e a saúde

Mundo digital e a saúde

Vivemos imersos num mundo digital, mundo esse que afeta a mente de tal maneira, ao ponto de interferir no nosso bem estar físico e emocional causando um desgaste, e muitas das vezes  não nos damos conta disso.

Diariamente somos bombardeados por um excesso de informações. A sociedade humana tem experimentado um novo paradigma da tecnologia digital, em que estar conectada de forma permanente, e isso tem feito com que as pessoas deixem muitas coisas realmente importantes em segundo plano.

Acordamos e mesmo antes de tomar o café, acessamos a internet para interagirmos nas nossas redes sociais. As ferramentas de busca são essenciais em nosso dia a dia.

Informação e tecnologia sempre andaram juntas, elas não só fazem parte da nossa vida, como também a transforma.

Esse mundo digital trouxe muitas vantagens para nova sociedade conectada, uma rede enorme onde se misturam o real e o virtual. O seu acesso com o passar do tempo torna-se cada dia mais fácil e popular, levando pessoas a serem influenciadas pelo seu poder de atração.

O fenômeno da globalização digital criou uma nova forma de interação social, e cultural, o uso de tecnologia é algo inerente a nossa espécie.

O mundo digital também pode ser considerado uma extensão de nossa mente e intelecto, é um ótimo apoio para o trabalho intelectual. Graças a poderosos computadores com grande capacidade de processamento de dados, podemos fazer análises automáticas que levariam meses, em apenas algumas horas.

Usada de forma correta a tecnologia é uma grande aliada em nossa vida, a internet é um grande portal de aprendizado, com muitos cursos e produção intensa de informações, o que possibilita ampliar nossa capacidade intelectual, nossa capacidade de trabalho e nossas interações.

Apesar de fantástico, esse mundo pode sim interferir no bem estar das pessoas.

Um dos problemas esta no fato de que, a grande maioria optou por fazer uso exclusivo dessa forma de interação social. É possível perceber indivíduos permanentemente conectados com  mundo digital  e desconectado com o mundo físico. 

Essa desconexão com o mundo físico pode causar sintomas de alienação, segregação, e alguns transtornos diversos.

A principal questão não é a tecnologia em si, mas o mau uso dela. Para alguns estudiosos do ramo da neurologia, o excesso de aparelhos e informações podem prejudicar o raciocínio humano,causando problemas nas relações sociais ,e poderão desencadear doenças futuras, como depressão ansiedade  e baixa autoestima .

Conseguinte, devemos rever  a forma de como estamos utilizado a tecnologia e estabelecer alguns limites.

Opte por leitura, reviva memórias, se reconecte com as lembranças que te fazem bem.

Exercite seu cérebro, faça esportes, alimente-se bem, converse mais com olho no olho e durma bem.

Com equilíbrio e sabedoria a tecnologia pode ser sua maior aliada.

Sobre a Autora
Glaucia Moreira é uma mulher empoderada, formada em direito, Maquiadora profissional e vive cada momento ao seu limite.
E escreverá semanalmente aqui no
 InterativoMS, sobre temas relacionados ao mundo feminino e outros desvaneios de sua alma


Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: