Estudo poderá viabilizar vacinação de toda população de MS em 5 dias

Estudo poderá viabilizar vacinação de toda população de MS em 5 dias

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando as 3 milhões de doses da vacina Jassen, para que o Estado se torne assim um estudo pioneiro mundialmente, vacinando toda uma unidade federativa.

O lote com 3 milhões de doses do imunizante deverá chegar ao Brasil na próxima semana, quando estará perto do prazo de validade, que é 27 de junho. Desta forma, o país vai ter de 10 a 14 dias para distribuir e aplicar as vacinas.

O Cosems argumentou que Mato Grosso do Sul é um dos estados mais avançados na vacinação desde o início da campanha no país, e que tem capacidade de distribuir as doses aos 79 municípios em até 12 horas, como vem acontecendo.

“Temos uma ótima logística e um grande desempenho na aplicação das vacinas que é demostrada pelo percentual de 96,67 das vacinas recebidas aplicadas o que nos qualifica para assumirmos o compromisso em receber, distribuir e aplicar essas vacinas em 5 dias”, defendeu o Conselho ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A unidade ainda destaca o atual quadro epidemiológico da Covid-19 nos municípios, com aumento nos números de infectados, de óbitos e superlotação dos Leitos de UTI.

Além disso, a fila de espera para leitos com já atinge 231 pessoas, o que resultou na necessidade de transferência da população para outros estados.

Também foi citado que houve um aumento exponencial de casos confirmados de janeiro a maio deste ano, quando saltou de 125 mil casos para mais de 300 mil infecções pela Covid-19.

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 1 702 novos casos por dia na última semana. Número bem menos no início de maio, quando estava em 874.

“O Mato Grosso do Sul é um Estado pequeno, com baixa densidade demográfica, e que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa”, ressaltou o Cosems.

O Estado possui população estimada em 2,809 milhões de habitantes, como divulgou a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em 2020.

Além disso, Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 30% dos habitantes vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 nesta quarta-feira (9).

Janssen

Foi firmado acordo com o laboratório Janssen para que o Brasil recebe 38 milhões de doses da patente, com entregas previstas para 3º e 4º trimestre do ano.

O imunizante precisa apenas de uma aplicação, diferente da maioria aplicadas atualmente, que exigem duas doses, como a AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.

Ela possui 85% de eficácia para casos graves e oferece proteção completa contra hospitalização e morte pela Covid-19.

Fonte: Correio do Estado

Da redacao

Da redacao

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: