fbpx

Em cinco dias, mutirão retira cerca de 600 toneladas de lixo em Paranaíba

Em cinco dias, mutirão retira cerca de 600 toneladas de lixo em Paranaíba

600 toneladas. Os números assustam, mas é a realidade da primeira semana do “Mutirão Limpa Tudo”, promovido pela Prefeitura de Paranaíba, por meio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde. A ação começou dia 20 e encerra nesta sexta-feira (24), a primeira etapa.

“Imagine uma montanha de lixo, mas pode exagerar na imaginação. Foi isso que a equipe tirou na primeira etapa do mutirão. Agora, muito pior que todo esse lixo, imagine a quantidade de focos de dengue, larva e mosquito que isso lixo produziria”, comenta Débora Queiroz, secretaria de Saúde.

Além do lixo, a ação bloqueou mais de 250 focos do mosquito e eliminou cerca de 24 mil depósitos. De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Controle de Vetores, foi visitado cerca de seis mil imóveis. Durante a visita os agentes de saúde e endemias recolhem materiais e esclarecem duvidas da população. Já a equipe de limpeza retira os entulhos colocados na rua. “O pedagógico é indispensável para que possamos mudar essa realidade, por isso, a visita do agente se torna ainda mais importante”, disse o coordenador .

Levando em consideração que cada pessoa, segundo o Instituto Fiocruz, produz, em média, um quilo de lixo por dia, seriam necessários 600 mil habitantes para produzir o lixo retirado em cinco dias.

Outro dado que chama atenção é que Paranaíba produz cerca de 30 toneladas de lixo por dia, ou seja, a quantidade retirada pelo mutirão demoraria 20 dias se fosse através da coleta residencial.

“As doenças causadas pelo Aedes são sérias, podem matar ou deixar sequelas. A ação do poder público com apoio da população pode mudar essa realidade, precisamos entender os riscos que é fazer o descarte irregular e deixar água acumulada”, pontua Débora.

O lixo recolhido é destinado para a coleta de forma consciente, no caso dos pneus, por exemplo, é levado para ecoponto.Já os recicláveis são repassados para a cooperativa.

O mutirão segue ainda por duas semanas, com objetivo de atender os demais bairros da cidade. A agenda de onde os agentes passarão é postada nas redes sociais da Prefeitura e divulgada nos meios de comunicação.


Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: