fbpx

Curso de Ciências Sociais da UEMS debate 100 anos da revolução Russa

Curso de Ciências Sociais da UEMS debate 100 anos da revolução Russa

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso de Ciências Sociais da unidade da UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba está desenvolvendo desde segunda-feira (06) uma série de palestras e cursos sobre a revolução Russa e seus desdobramentos sobre a história, estão participando do evento cerca de 50 pessoas entre alunos do curso e outros.

 

 

 

 

De acordo com o coordenador do curso, professor Daniel Pícaro Carlos, a semana de estudos aborda diversos temas que sofreram influencia após a revolução e busca esclarecer aos participantes as mudanças que o mundo sofreu e vivencia ainda hoje. “É um momento de reflexão, para gente pondera o que existe de bom, o que existe de legado positivo, os impactos que isso teve no mundo, tanto pelo lado positivo quanto pelo lado negativo e as críticas ao processo, o que a revolução Russa no fim das contas ainda pode nos ensinar”, afirmou o professor.

 

 

 

 

 

Picaro salientou ainda a importância de debates como esse, e o nível de qualidade dos participantes, com estudiosos do assunto, com palestrantes da USP, UFMS, UNESP e UNB como o professor Nicolau Bruno de almeida Leonel, estudioso sobre o assunto e pós doutor pelo Centre National de la Recherche Scientifique e à École des Hautes Études en Sciences Sociales da França com a supervisão do Prof. Dr. Michael Löwy, que apresentou na noite de ontem uma palestra sobre o cinema Russo e suas implicações sobre o período e um minicurso, que segundo o professor buscava introduzir a estudo sobre o anarquismo dentro da revolução e suas implicações. “Uma tentativa de pensar a revolução Russa desde uma perspectiva pouco debatida que é justamente o papel dos anarquistas dentro do processo da revolução e em um primeiro momento introduzir o anarquismo aos alunos, por que em geral as pessoas têm pouco conhecimento dessa história especifica” concluiu Nicolau.


 

 

 

 

 

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: