fbpx

A importância do Agosto Dourado e o preparo do seio para amamentação

A importância do Agosto Dourado e o preparo do seio para amamentação

As Glândulas Mamárias, Seios, Mamas,desenvolvem-se em estágios, sendo os mais importantes ressaltar aqui o desenvolvimento na puberdade, gestação e lactação. Para importância da amamentação, vamos focar nas glândulas alveolares, onde é produzido o leite; esses alvéolos ligam-se à região areolar através dos ductos, e o leite é expelido por pequenos orifícios contidos nos mamilos.

Muitas mães se preocupam com o “preparo da região do mamilo” para “fortalecer” a pele da região. Como dito, a região do mamilo possui pequenos orifícios sendo totalmente contraindicado o uso de qualquer material abrasivo (toalha, buchas), principalmente pela possibilidade de proliferação de bactérias.

Igualmente desnecessárias as conchas de amamentação, o uso prolongado desse produto não possibilita a formação do bico, pelo contrário, o mantém em um ambiente fechado e úmido, desnecessário para a saúde das mamas.

Na região mamilar dos seios temos os tubérbulos de Montgomery, pequenas protuberâncias, sendo que essa região já possui microorifícios de glândulas sebáceas e lactóforas, responsáveis pela lubrificação e proteção dos mamilos, não sendo necessário nada além disso.

Pense na sua pele do cotovelo, ou joelho, ou calcanhar, peles ásperas e grossas, expostas uma “vida inteira” ao invés do mamilo, região sempre protegida pela roupa e sutiã, é improvável que você consiga “calejar” a pele da região.

O que evitam as fissuras é o posicionamento adequado da criança no seio, o que envolve a compressão de toda a região areolar para que toda ela, e não somente o bico, esteja inserido na cavidade oral do bebê (foto maior).

Se for o caso, é interessante fazer a prega e segurar a região para mantê-la comprimida enquanto o bebê mama, a fim de assegurar que o bebê abocanhe bem a região necessária (foto menor).

Também é comum a preocupação com os formatos dos mamilos, principalmente os mais planos e chamados “invertidos”.

Como dito, o indicado é que o bebê abocanhe o quanto possível de toda a região da ARÉOLA, de modo que o formato do bico, apesar de poder parecer desafiador, não deveria ser motivo de grande preocupação.

Ainda assim, caso você tenha esse tipo de mamilo e tenha insegurança, existe no mercado a opção do “Lacth Assist” um item da Lansinoh, que faz uma pequena pressão na região do mamilo apenas para puxá-lo para frente, logo em seguida a mãe deve posicionar o bebê adequadamente, lembrando-se de que o que ele deve abocanhar é a aréola.

As orientações de amanhã trarão a questão das fases do leite materno.

Por que importância do agosto dourado?

A cor dourada remete ao padrão ouro, o que há de melhor, em matéria de nutrição é o leite materno, que nos primeiros dias possui coloração amarelada, sendo o COLOSTRO, sobre o qual vamos falar amanhã.

O leite materno possui todos os nutrientes necessários e transfere toda a imunidade de que o bebê precisa, protege as crianças de infecções intestinais e diarreia, de infecções respiratórias e alergias, reduz o risco desse bebê desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso, obesidade na vida adulta; além de tudo isso, a amamentação prolongada está relacionado ao aumento do quociente de inteligência (QI).

Como dito anteriormente, a existência do leite artificial por si só não é exatamente a questão, mas sim o marketing abusivo que promove de seus produtos.

Perceba, por exemplo, a cor das embalagens dos leites artificiais comercializados em farmácias e como eles invocam a cor amarelo dourada, ASSOCIADA AO ALEITAMENTO MATERNO, para identificação de seus produtos, dispondo-os como tão bons quanto ou melhores que o leite materno.

Isso demonstra que a indústria não tem o objetivo de promover o leite artificial para os casos de indicação e necessidade, mas como verdadeiro substituto ao LM, sem apontarem os riscos, que vão além dos ambientais, e o que ele representa para a população.

Conhecer sobre como se dá a amamentação, eventuais dificuldades e formas de contorna-las, é a melhor forma de preparar-se para o aleitamento materno.

__________

Sobre a SMAM: Comemorada entre os dias 1 a 7 de agosto, esta semana de incentivo ao aleitamento materno é organizada pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) criada em 1992 com o objetivo de promover as metas voltadas à saúde da criança, definidas pela UNICEF em decorrência da OMS. Cumpre ao Ministério da Saúde, desde 1999, coordenar a difusão das informações, juntamente às Secretarias de Saúde de cada Estado e Municípios.

Sobre a Autora: Camila R. Alves teve dificuldades relacionadas ao AM e com o auxílio adequado pôde contornar os desafios e ter segurança no seu processo do aleitamento; capacitou-se para conhecer mais sobre o assunto que excede sua formação universitária, e hoje promove a difusão do aleitamento através do perfil de Instagram voltado à amamentação @amigasdotetah por acreditar que o conhecimento através da informações baseadas em evidências e atualizadas fomentam a autonomia da mulher e da família para a escolha e condução do AM.


Da redacao

Da redacao

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: