fbpx

A história da IPI de Paranaíba

A história da IPI de Paranaíba

A Igreja Presbiteriana Independente foi organizada no Brasil no dia 31 de julho de 1903, com sede em São Paulo. Sendo assim, está completando 112 anos de organização. É uma Igreja evangélica de Tradição Reformada, ou seja, oriunda da Reforma Protestante ocorrida em 1.516 na Alemanha.

No Mato Grosso do Sul a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) está presente desde 1947, sendo que a primeira igreja organizada foi na cidade de Cassilândia em 1954.

Em Paranaíba, a IPIB começou a ser implantada de uma forma não intencional, pelo menos humanamente falando. Um casal da cidade, membros e líderes de um Centro Espírita,participou de um congresso de casais da IPI de Chapadão do Sul no ano de 2002. No congresso, esse casal teve seu casamento restaurado. No ano seguinte eles foram novamente ao congresso de casais e levaram um casal de amigos do mesmo Centro Espírita. No congresso do ano seguinte esses dois casais voltaram e levaram outros dois casais, também Kardecistas. Todos eles foram muito impactados com a presença de Deus nesses eventos e não deixaram mais de participar.

Em 2006, esses quatro casais se desligaram do Centro Espírita e continuaram participando dos congressos de casais e também de outros eventos e cultos na IPI de Chapadão do Sul. Em março de 2007 passaram a ser assistidos aqui em Paranaíba pela IPI de Chapadão do Sul através dos Pastores Fabrízio Salabai Barbosa e Tiago Paulo dos Santos Silva, que vinham uma vez por semana e se reuniam nas casas desses casais.

Depois de dois anos se reunindo informalmente nas casas e com um grupo que já contava com mais de 30 pessoas, decidiram encontrar um lugar maior, que comportasse melhor as pessoas e proporcionasse uma melhor estrutura de culto. Passaram, então, a se reunir na ACIP, alugando o auditório da entidade.

Reunindo-se na ACIP, o grupo foi crescendo e quando já contava com cerca de 50 pessoas, a liderança da IPI de Chapadão do Sul decidiu colocar um pastor para cuidar mais efetivamente dessa Congregação (termo usado internamente para se referir à Igreja). Foi quando veio morar na cidade o pastor Fábio Freire, junto com sua esposa, Eliane Lyra O. Viana, vindos de Santa Catarina-SC para pastorear a Congregação. O Pr. Fábio chegou no início de 2009 e permaneceu à frente da Congregação até o final de 2011.

No dia 27/01/2010 inaugurou seu templo na Avenida Durval Rodrigues Lopes, 1441 – centro de Paranaíba, onde permanece até hoje.

Essa Congregação que iniciou com alguns casais, cresceu e foi ganhando espaço na sociedade paranaibense. No final do ano de 2011 o pastor Fábio foi embora de Paranaíba voltando para o sul. O pastor Anderson Pereira Gomes, juntamente com sua esposa Isvia Silva Gomes e os filhos Levi e Josué,vieram de Santo Antônio da Platina-Pr. para assumira Congregação e permanecem até os dias atuais.

Durante todo esse tempo a Congregação esteve ligada à IPI de Chapadão do Sul. Porém, no dia 21/03/2015 será o dia da sua organização em Igreja tornando-se emancipada da IPI de Chapadão do Sul. Cremos que a Igreja está consolidada e, de agora em diante, será denominada Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em Paranaíba.

A Igreja Presbiteriana Independente de Paranaíba é uma igreja comprometida com os valores do Reino de Deus e tem como objetivo anunciar a Palavra de Deus levando salvação que promove transformação na vida das pessoas.É nosso objetivo ser benção na sociedade ajudando a construir um tempo diferente para Paranaíba.

Rev. Anderson Pereira GomesPastor da Igreja


Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: