Way Brasil vence leilão da BR-158, BR-436  e MS-112

Em meio à mudança de mãos de vários trechos de rodovias no Brasil, surge mais um novo empreendedor. Desta vez, no Centro-Oeste, mais precisamente, no Mato Grosso do Sul. O Grupo Way Brasil venceu o leilão realizado, nesta quinta-feira (10), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso do Sul (Seinfra), na B3, em São Paulo (SP).

Com isso, o Grupo Way Brasil vai operar o trecho rodoviário de 412,4 quilômetros compostos pela rodovia MS-112 e por trechos da BR-158 e BR-436, situados na Região Leste do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Grupo Way Brasil vai administrar o trecho implementando melhorias, que incluem responsabilidade ambiental, social e de governança, em linha com os padrões nacionais e internacionais. Entre eles, está o investimento previsto em painéis solares, para a geração com fonte renovável de toda a energia a ser consumida pela concessionária, a implantação do programa Fazenda Corredor, que tem beneficiado as comunidades da Way-306, bem como a adoção de programas de promoção à diversidade e a participação mínima de mulheres de 40% no conselho de administração.

Segunda concessão no Estado

Desde 2020, o Grupo Way Brasil administra e opera a MS-306, por meio da Way-306, primeira concessão de rodovia estadual do Mato Grosso do Sul.

De acordo com Paulo Nunes Lopes, diretor-presidente da Way-306 e representante do Grupo Way Brasil, “esse novo ativo é mais uma oportunidade para demonstrarmos ao mercado e aos usuários das nossas rodovias que, com planejamento, experiência e profissionais qualificados, executaremos investimentos e ofereceremos serviços que proporcionarão as melhorias de infraestrutura, conforto e segurança viária esperadas, com a excelência que caracteriza nosso trabalho à frente da Way-306”.

“A conquista de hoje é um passo importante na consolidação do Grupo Way Brasil como uma plataforma de operação de rodovias com foco nas regiões de maior crescimento do país. O novo ativo do grupo se conecta diretamente com a Way-306, o que proporciona oportunidades de sinergia”, ressalta Lopes.

Trechos concedidos

Os três trechos de rodovias concedidos somam 412,4 quilômetros de extensão. A MS-112 vai do entroncamento com a BR-158, em Três Lagoas (MS), até o entroncamento com a mesma rodovia federal, em Cassilândia (MS), em uma extensão de 200,5 quilômetros.

Já o trecho da BR-158 em concessão segue da Way-306 (Cassilândia) até o entroncamento com a rodovia MS-444 (Selvíria), totalizando 193,8 quilômetros. E o da BR-436, do entroncamento com a rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado (MS), até o término da ponte interestadual, em uma extensão de 18,10 quilômetros.

A concessão vai beneficiar diretamente os 230 mil habitantes dos seis municípios abrangidos pelas rodovias: Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, e também trabalhadores do setor de transportes e turistas, aumentando a segurança viária e reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos e o custo do escoamento da produção regional. Estima-se ainda que deve gerar um total de 2,5 mil empregos diretos e indiretos em sua área de abrangência.

O sistema rodoviário da concessão é importante rota de escoamento da produção do agronegócio da porção norte da região Centro-Oeste, servindo como acesso ao modal hidroviário do Mercosul, por meio da Hidrovia Tietê-Paraná. As rodovias também servem como rota rodoviária para os caminhões que buscam os portos de Paranaguá e Santos e é porta de acesso ao Estado de São Paulo ligando os Municípios de Aparecida do Taboado (MS) e Rubinéia (SP).

Impactos positivos

As melhorias no sistema rodoviário terão impactos positivos nas principais atividades econômicas da região, sendo agropecuária e indústria de celulose em Três Lagoas; agropecuária em Selvíria, Inocência, Aparecida do Taboado e Paranaíba; Silvicultura em Selvíria e Cassilândia; Indústrias frigoríficas em Cassilândia e Indústrias de açúcar em Aparecida do Taboado.

O contrato prevê investimentos da ordem de R$ 3,44 bilhões em 30 anos, destinados à recuperação, operação, manutenção, conservação e implantação de obras de melhorias e ampliação de capacidade para dotar o corredor rodoviário da melhor infraestrutura de transporte.

Além das melhorias na infraestrutura, os usuários das rodovias vão contar também com serviços de atendimento ao usuário, disponibilizados gratuitamente nas 24 h do dia, em emergências, seja socorro médico com ambulâncias ou mecânico com guinchos leves e pesados; veículos de inspeção contínua de tráfego; além de viaturas para apreensão de animais e de combate a focos de incêndio; que ficarão a postos em bases operacionais estrategicamente instaladas nas rodovias.

Para monitoramento e controle de tráfego, a concessionária terá em sua sede um Centro de Controle Operacional (CCO), que também coordenará o atendimento aos usuários, mobilizando as equipes e viaturas necessárias nas ocorrências.

Quem é vencedor?

O Grupo Way Brasil é composto por empresas com histórico de sucesso em investimentos e operação de concessões de rodovias: Engenharia Bandeirantes; Senpar; TCL Tecnologia e Construções; TORC (ex-acionistas da concessionária MGO Rodovias, em MG/GO, o único ativo da 3ª etapa de concessões rodoviárias federais que foi implementado com sucesso), e a GLP, gestora global de investimentos em logística, real estate e infraestrutura.

Destaque dentre as obras a serem realizadas:

Ø  MS-112

  • Implantação de 361,79 km de acostamento (7º ao 10º ano);
  • Construção de 5,41 km de terceira faixa (20º ano);
  • Implantação de 21 dispositivos de retornos (7º ao 10º ano);
  • Alargamento de 3 pontes (7º ao 10º ano);
  • Implantação de 01 Posto da PMRv (1º ano);
  • Implantação das Praças de Pedágio PP3 e PP5 (1º ano);
  • Implantação de 2 PPM (5º ano);
  • Implantação de 3 SAU (1º ano);
  • Implantação de 1.526 m do contorno de São Pedro (5º ano).


Ø  BR-158

  • Implantação de 7,29 km de acostamento (2º ao 5º ano);
  • Construção de 35,37 km de terceira faixa (3º ao 24º ano);
  • Implantação de 22 dispositivos de retornos (2º ao 5º ano);
  • Alargamento de 10 pontes (3º ao 6º ano);
  • Reforma de 01 Posto da PRF (1º ano);
  • Implantação das PP1, PP2 e PP4 (1º ano);
  • Implantação de 4 PPM (5º ano);
  • Implantação de 3 SAU (1º ano);
  • Implantação de 1 posto da Agência de Regulação (1º ano);
  • Implantação da SEDE e CCO (2º ano);
  • Implantação de 6.608 m do contorno de Cassilândia (4º e 5º ano).


Ø  BR-436

  • Construção de 12,5 km de terceira faixa (10º ano);
  • Implantação de 2 dispositivos de retornos (3º e 4º ano);
  • Alargamento de 10 pontes (3º ao 6º ano);
  • Implantação da PP6 (1º ano);
  • Implantação de 1 posto fiscal SEFAZ (1º ano).

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

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