A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta quinta-feira (26), a abertura das inscrições para o Vestibular 2021. O período de inscrição começa hoje e vai até o dia 24 de janeiro do ano que vem.
O Processo Seletivo Vestibular (PSV) será dividido em duas partes: a Prova Objetiva e a Redação.
Na Prova Objetiva serão avaliados os conhecimentos nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
A aplicação da Prova Objetiva e da Redação será no mesmo dia e o candidato terá das 14h às 19h para realizar o exame.
No todo, os participantes irão disputar 1.101 vagas de 54 cursos presenciais distintos.
O Vestibular está marcado para o dia 06 de fevereiro de 2021, e acontecerá de forma presencial, em 17 cidades diferentes.
São elas: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas.
A taxa de inscrição tem o valor de R$90,00, e o candidato que for egresso de escola pública, e quiser recorrer à isenção do pagamento da taxa, tem até o dia 14/12 para fazer a solicitação junto à Universidade.
A UEMS informou que, em razão da pandemia do novo Coronavírus, na data prevista para a realização da prova, serão seguidas todas as regras sanitárias e o plano de biossegurança estabelecido pela Saúde dos Governos estaduais e municipais.
De acordo com o edital do PSV, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso poderá acontecer por meio de dois sistemas de ingresso:
- Por Ampla Concorrência; e
- Por Reserva de Vagas, sendo 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros (pretos e pardos); 10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas; e 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul.
Além da novidade da volta do Vestibular, os vestibulandos tem outras duas formas de concorrer a uma vaga; tanto pelo Sisu, quanto pelo Processo Seletivo Permanente, ou seja, vagas que, por ventura, sobrarem após a finalização dos processos anteriores (PSV e Sisu).
Ainda segundo a Universidade, as notas de corte, via Vestibular, para cada um dos 54 cursos só serão divulgadas após o encerramento das inscrições.
Já em relação às notas de corte via Enem, o fornecimento é de responsabilidade do próprio Ministério da Educação (MEC).
Confira o edital AQUI