O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 06 meses a menores de 06 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Vacina da gripe disponível o ano todo para grupos prioritários, aAlém disso, o imunizante estará disponível em todas as salas de vacina do País a partir da 2ª quinzena de março. Até então, as campanhas sazonais limitavam a oferta do imunizante.
Segundo a pediatra Mônica Levi, presidente da SBIm, a medida é importante porque surtos de gripe não se restringem a uma época do ano. Contudo, apesar de mais casos no outono e inverno, surtos ocorrem esporadicamente ao longo do ano”, explica.
Vacina da gripe disponível o ano todo para grupos prioritários
Ela acrescenta que disponibilizar a vacina para quem não a tomou no período recomendado permite proteção individual e ajuda a prevenir surtos. Por outro lado, outros grupos, como profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas, continuarão recebendo o imunizante em estratégias especiais.
A pasta divulgou mudanças no combate à poliomielite. Nesse contexto, o esquema vacinal e o reforço passarão a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), injetável, abandonando as vacinas orais. A alteração visa aumentar a eficácia e segurança da imunização.
Já em relação ao rotavírus, o esquema também foi ajustado. A primeira dose, indicada aos dois meses, pode ser aplicada até 11 meses e 29 dias. Enquanto isso, a segunda dose, aos quatro meses, tem prazo estendido até 23 meses e 29 dias.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 já integra o Calendário Nacional para crianças de 06 meses a menores de 05 anos, idosos e gestantes. Adicionalmente, a imunização para grupos especiais a partir de 05 anos ocorrerá regularmente em postos de saúde.
Quem tem imunidade baixa – imunocomprometidos – deve se vacinar a cada seis meses. Por sua vez, outros grupos, como indígenas, quilombolas e trabalhadores da saúde, devem receber a dose anualmente. A medida abrange ainda puérperas não vacinadas durante a gestação.
Também estão incluídas pessoas em situação de rua, privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Finalmente, adolescentes em medidas socioeducativas e portadores de deficiências ou comorbidades completam a lista prioritária.
Siga nosso Instagram!