O Conselho Universitário da UFMS (Coun) aprovou a criação do curso de Ciências Contábeis – Bacharelado no Campus de Paranaíba. A previsão de implantação é para 2022, com a oferta inicial de 40 vagas.
Para a diretora do campus Andreia Cristina Ribeiro “o curso de Ciências Contábeis representa mais uma oportunidade para os nossos jovens e adultos que buscam o ensino de qualidade e gratuito e acreditam que é possível transformar a vida por meio da educação”, disse e complementou que “o curso irá contribuir para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão no campus, tornando assim a UFMS cada vez mais sólida no município. Acreditamos que o campus se fortalece e o município ganha em termos de educação e geração de renda”.
Wesley Ricardo de Souza, professor da graduação em Administração, explica que a graduação em Ciências Contábeis já estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional e também no Plano de Desenvolvimento da Unidade. “Uma comissão formada por docentes de Administração fez um estudo por meio do qual verificamos a demanda para sua criação. Conversamos com profissionais da cidade, verificamos a quantidade de escritórios de contabilidade e percebemos que a demanda existe”, conta o professor.
Odirlei Fernando Dal Moro, presidente do núcleo docente estruturante, informou que a investigação durou cerca de três anos. “Realizamos uma primeira pesquisa apenas com alunos do ensino médio e já observamos o interesse. Posteriormente, fizemos uma pesquisa com outras 1.000 pessoas e observamos que cerca de 30% se interessaram pelo curso. Percebemos também que grande parte dos interessados é jovem, mora com os pais e vive em situação de vulnerabilidade econômica. Essas características apontam para um aluno que dificilmente sairia da região somente para estudar, por isso a interiorização da Universidade é fundamental, para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico regional”, explicou o docente. Além de estudos sobre a região a comissão conversou também com professores de outras instituições de ensino e egressos de outras universidades que atuam na área.
“O objetivo principal do curso de Ciências Contábeis da UFMS será formar profissionais de excelência, não apenas possuidores de conhecimento técnico, mas também éticos, com autonomia de aprendizado, e capazes de contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico do local em que forem atuar”, diz Odirlei. O público alvo é diversificado, desde alunos que estão se formando no Ensino Médio àqueles que desejam iniciar uma segunda formação.
Ao todo serão oito semestres de atividades, com aulas no período noturno. Odirlei aponta que para profissionais formados em Administração o curso é também uma ótima oportunidade. “Em nosso estudo, observamos que cerca de 40% das disciplinas de Administração são ministradas também em Ciências Contábeis. Com isso, há a possibilidade de aproveitamento de disciplinas e abreviação da formação, finalizando a mesma em até três anos”, explica.
Segundo o docente, as possibilidades para o bacharel em Ciências Contábeis são diversas, o profissional poderá atuar em escritórios de Contabilidade, na área contábil e financeira de empresas, prestar consultorias na área de Auditoria e perícia contábil, trabalhar no setor público na área de contabilidade pública, ser auditor da Receita Federal, além da possibilidade de seguir a carreira acadêmica.
“As habilidades adquiridas pelo profissional em Ciências Contábeis são também versáteis”, enfatiza Odirlei. Entre elas estão: “conhecimento detalhado sobre o funcionamento das organizações públicas e privadas, tais como abertura e fechamento de empresas, declaração de imposto de renda, entre outros; conhecimentos sobre o sistema tributário brasileiro; conhecimentos sobre auditoria e perícia contábil; conhecimentos de outras áreas como Economia, Ciências Sociais, Direito e Administração; entre outros”.
A previsão é que, além das aulas teóricas, os alunos tenham a possibilidade de estágio curricular supervisionado em escritórios de contabilidade ou na área contábil de empresas. Odirlei explica que no último ano o acadêmico poderá realizar quatro disciplinas dentre as mais de 30 optativas, podendo escolher no que quer se especializar. “Pensamos em cada detalhe para proporcionar um curso de excelência, procuramos aprender com outras instituições e profissionais da área. As pessoas virão para Paranaíba para estudar, como já o fazem. Teremos no curso o que há de melhor”, diz o professor.
O Conselho Universitário da Universidade aprovou também a criação do curso superior em Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho – Alimentação Escolar, na Faculdade de Educação (Faed). Confira mais informações no Portal UFMS.
Resolução n° 38, de 8 de junho de 2020.
Resolução n° 38, de 8 de junho de 2020. – Resolução Republicada
Brunna Oliveira – Estagiária da Agecom no Cpar.