UEMS Paranaíba oferece vagas em curso superior sem vestibular

UEMS Paranaíba oferece vagas em curso superior sem vestibular, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu inscrições para o Processo Seletivo Permanente 2025, que não exige vestibular. Assim, em Paranaíba, há 46 vagas distribuídas entre três cursos.

No total, a UEMS oferece 708 vagas em 38 cursos em Mato Grosso do Sul. Portanto, os interessados podem se inscrever gratuitamente até às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025, através do site oficial.

Critérios de seleção e participação

O processo seletivo utilizará o histórico escolar dos candidatos como critério principal. Dessa forma, estudantes que concluíram o Ensino Médio ou equivalente podem concorrer às vagas. Além disso, os aprovados iniciarão os cursos no primeiro semestre de 2025.

A Divisão de Ingresso Discente (DIND) organiza o processo e é supervisionada pela Pró-Reitoria de Ensino (PROE). Caso ocorram problemas, a Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) será acionada.

UEMS Paranaíba oferece vagas em curso superior sem vestibular

Em Paranaíba, existem 10 vagas para o curso de Ciências Sociais (bacharelado), 16 para Ciências Sociais (licenciatura) e 20 para Pedagogia. Essas vagas serão divididas entre ampla concorrência e reservas para cotistas.

As reservas atendem aos seguintes critérios:

    20%: candidatos negros que estudaram em escolas públicas;

    10%: indígenas de escolas públicas;

    10%: residentes em MS há mais de 10 anos;

    5%: pessoas com deficiência (PCD).

Cursos e distribuição estadual

Além de Paranaíba, há vagas para cursos como Engenharia Florestal, Letras, Turismo, Pedagogia e Química em outras unidades da UEMS. Por isso, você pode conferir a lista completa no edital.

Como se inscrever

Os interessados devem acessar o link oficial da UEMS (https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente). Em seguida, é necessário preencher o formulário digital, informar a maior nota de Língua Portuguesa no Ensino Médio e selecionar o curso desejado.

Classificação e critérios de desempate

A classificação será feita com base na maior nota de Língua Portuguesa, que pode vir do histórico escolar, ENCCEJA ou ENEM. Caso ocorra empate, usaremos a idade do candidato como critério de desempate.

Para mais detalhes, consulte o edital no site.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.