Mais de 700 mil trabalhadores tinham direito ao abono salarial em setembro. No entanto, apenas 475.933 realizaram o saque, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Ainda restam 247.754 beneficiários que não retiraram os valores, totalizando R$ 228,65 milhões disponíveis. O prazo para saque vai até 27 de dezembro, nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Na Caixa, o pagamento é feito por crédito em conta para correntistas. Trabalhadores com conta digital recebem pelo aplicativo Caixa Tem, em conta aberta automaticamente. Quem não possui conta pode sacar em agências, lotéricas, caixas eletrônicos, e outros canais oferecidos pela Caixa.
Já no Banco do Brasil, os valores são depositados por crédito em conta ou transferidos via TED ou PIX. Não correntistas podem retirar diretamente nas agências.
Até agosto, dos 26.151.402 trabalhadores que poderiam sacar o abono, 723.687 ainda não haviam feito a retirada.
O Ministério do Trabalho informou que trabalhadores que solicitaram revisão do abono receberão mensalmente, todo dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente. Informações detalhadas estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR.
O abono salarial é destinado a trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenham recebido até dois salários-mínimos mensais. Além disso, é necessário ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base e ter seus dados registrados corretamente na RAIS ou eSocial.
Para mais informações, os beneficiários podem consultar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego ou as Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.