Finalmente, a Piracema chegou ao fim, e a partir de 1º de março, a tão esperada temporada de pesca está oficialmente aberta em Mato Grosso do Sul. O Instituto de Meio Ambiente do estado, Imasul, destaca a importância de seguir as regras para uma pesca responsável.
No período da Piracema, os cardumes migraram para reprodução nas cabeceiras dos rios, preservando a qualidade da desova. Agora, os pescadores devem estar cientes das diretrizes em vigor.
Desde 2020, cada pescador está autorizado a capturar apenas um exemplar de peixes nativos, como pacu e pintado, além de cinco piranhas, respeitando as medidas mínimas e máximas. Caso a espécie não esteja dentro dos limites, a prática do “pesque e solte” é obrigatória. Vale ressaltar que a pesca do dourado permanece proibida, conforme a Lei nº 5.321 de 2019.
Em determinados rios, como Perdido, Abobral, Vermelho e Negro, a pesca é restrita ao sistema “pesque e solte”. O Imasul delineou as áreas específicas, cobrindo rios e municípios, para garantir a conservação adequada.
Para facilitar o entendimento das normas, o Imasul e a Polícia Militar Ambiental prepararam uma Cartilha do Pescador. Acesse o documento aqui: Cartilha do Pescador.
Emitir a Licença Digital de Pesca é simples e pode ser feito através do site oficial (Pesca Amadora – Imasul) ou pelo aplicativo MS Digital, disponível para Android (Google Play) e IOS (App Store).
A Polícia Militar Ambiental estará atuante nos principais pontos de pesca do estado, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas para o retorno da temporada de pesca. Boa pescaria!