Senadores conversam com Riedel sobre efeito das tarifas de Trump antes de embarcarem para missão oficial aos Estados Unidos. O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reuniu na noite de quarta-feira, 23 de julho, com os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP) para entregar um relatório técnico sobre os impactos econômicos das medidas anunciadas pelo governo norte-americano.
A reunião, realizada na governadoria e compartilhada nas redes sociais, também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e do ex-senador Waldemir Moka, atual chefe do Escritório de Representações do Governo de Mato Grosso do Sul em Brasília.
A medida adotada pelos Estados Unidos, que entra em vigor no dia 1º de agosto, impõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, afetando diretamente setores estratégicos como o de grãos e carnes — base da economia do Centro-Oeste. Por isso, senadores conversam com Riedel sobre efeito das tarifas de Trump como forma de preparar argumentos e dados técnicos que sustentem a defesa dos interesses nacionais em território estrangeiro.
Os senadores embarcam para os Estados Unidos na sexta-feira, 25 de julho. O encontro com congressistas norte-americanos está previsto para começar no dia 28. A missão foi criada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e tem o objetivo de reforçar o diálogo político e econômico com os Estados Unidos. Com caráter institucional e suprapartidário, a iniciativa não visa negociar tarifas diretamente, mas reforçar a importância da cooperação entre os países e proteger os interesses do Brasil em fóruns internacionais.
Siga nosso Instagram!