A Geração Z tem preferências diferentes das gerações anteriores quando se trata de profissões. Você tem algum palpite para o que ocupa o primeiro lugar? Eu te conto: recrutador corporativo, de acordo com levantamento realizado pelo Glassdoor, um dos maiores portais de carreira do mundo.
A pesquisa levanta as profissões que mais agradam as outras gerações também e, pela primeira vez, não aparece o desejo por uma função executiva, os famosos c-levels, na Geração Z. Afinal, eles estão em busca de funções que lhes proporcionem a “oportunidade de moldar a cultura da empresa e ter impacto social”, diz o relatório.
E pensando por este viés, o cargo de recrutador corporativo faz mais sentido, pois oferece a oportunidade de moldar como as empresas atraem e retêm talentos, ajudando a construir uma força de trabalho mais diversa e inclusiva. E o que mais aparece na lista? Confira o ranking:
Geração Z (do final dos anos 1990 a 2010)
1 – Recrutador corporativo
2 – Gerente de marketing
3 – Gerente de social media
4 – Cientista de dados
5 – Gerente de produto
6 – Especialista de TI
7 – Coordenador de contas
8 – Analista de crédito
9 – Engenheiro de projetos
10 – Desenvolvedor de negócios
Mas por que o foco da geração Z é em cultura empresarial?
Eles entraram no mercado de trabalho em um momento complexo: o modelo de trabalho estava basicamente todo remoto, de um jeito ainda pouco organizado, e viram a onda do Great Resignation tomar conta dos Estados Unidos (e Brasil também) por conta da cultura tóxica.
Aproveite para descobrir se a sua liderança é tóxica clicando aqui.
O olhar para marketing e social media contempla isso, afinal, são frentes que moldam muito a imagem da empresa, inclusive de dentro para fora. E atende outro ponto importante para esta geração: “no geral, a geração Z está mais satisfeita trabalhando em funções não técnicas e em grande parte criativas” afirma Richard Johnson, economista associado na Glassdoor e autor do relatório.
E as gerações anteriores, hein? Confira o ranking das profissões elencadas por elas:
Millennial (entre 1981 e 1997)
1 – Corretor de imóveis
2 – Recrutador corporativo
3 – Engenheiro full stack
4 – COO
5 – Gerente técnico de contas
6 – Analista de SEO
7 – Diretor executivo
8 – Recrutador técnico
9 – Desenvolvedor Salesforce
10 – Presidente de alguma empresa
Geração X (de 1965 a 1980)
1 – CEO
2 – COO
3 – Presidente
4 – Recrutador corporativo
5 – Gerente de estratégia
6 – Corretor de imóveis
7 – Sócio de uma firma de advocacia
8 – Engenheiro de soluções
9 – Gerente de sucesso do cliente
10 – Especialista em RH
Baby boomers (de 1946 a 1964)
1 – Presidente
2 – CEO
3 – Corretor de imóveis
4 – Diretor executivo
5 – Gerente de RH
6 – Assistente executivo
7 – Gerente de desenvolvimento de negócio
8 – Gerente de marketing
9 – Agente de vendas de seguros
10 – Advogado
Por que importa?
Tecnológica, sim, mas muito mais focada nas pessoas, no impacto e no trabalho como uma parte da vida – e não o todo. Por isso, os funcionários de gerações X e Boomers se sentem mais satisfeitos com cargos que exigem mais experiência e, em troca, oferecem mais responsabilidade e impacto amplo na empresa, como presidente e diretor executivo.
Já a geração Z está focada em pequenos passos, mais assertivos, mas construídos a partir de uma nova visão de empresa, liderança e gestão. Não à toa, o CEO do LinkedIn tem chamado a chegada desta geração de a Grande Reorganização, onde vai ser lição de casa de várias empresas olhar para dentro e entender os novos papéis, construindo bases mais inclusivas e focadas em ESG.
Fonte: StartSe