O projeto “Palavras Que Saltam dos Livros: atividades literárias no Campus de Paranaíba”, teve como objetivo oferecer uma série de ações em torno da literatura, envolvendo atividades relacionadas aos livros, contos, poesias e à própria literatura. Partiu-se do princípio de que a universidade é um locus de criação e difusão do conhecimento, da cultura, da arte e da literatura e, portanto, deve proporcionar o acesso a essas produções humanas. Por meio destas ações, conseguiu-se alcançar maior envolvimento da comunidade acadêmica com a literatura. Observou-se maior interação entre os acadêmicos dos cursos do CPAR, o que aponta para o fortalecimento das relações acadêmicas.
A discente Beatriz Marques, será a responsável por apresentar os resultados desse projeto no Integra. Para a acadêmica o diferencial desse projeto está na forma como utiliza a literatura para fortalecer e humanizar as relações acadêmicas, a intenção da equipe não é disseminar a cultura, mas sim utiliza-la como um meio para humanizar essas relações. A acadêmica diz ter ficado satisfeita com os resultados e com o número de alunos que conseguiram atingir, porém a mesma acredita que a adesão por parte da comunidade acadêmica, tende a aumentar nos próximos anos, pois os projetos de cultura ainda são novidades no campus de Paranaíba.
Sobre o impacto causado no campus, Beatriz diz que são vários, e vai desde a subjetividade de cada aluno, até no trabalho realizado por eles, pois a mesma, já ouviu relatos de estudantes do curso de psicologia que utilizaram os textos literários apresentados pelo projeto, em atendimento psicoterápico, seguindo os moldes das atividades desenvolvidas pelo projeto.