Quatro em cada 10 brasileiros acreditam que a economia está andando para trás, de acordo com a pesquisa Pulso Brasil, divulgada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho de 2022, por telefone (CATI) e online (CAWI), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95,45%.
Segundo os dados, 39% dos entrevistados afirmaram que a economia brasileira está “andando para trás”, enquanto 23% a consideram parada e 35% avaliam que está crescendo. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
A percepção de que a economia está andando para trás é mais acentuada entre os que desaprovam o governo federal: 70% deles compartilham essa opinião. Já entre os que aprovam a atual gestão, 69% acreditam que a economia está em crescimento.
Apesar das diferentes percepções, a estimativa oficial do Ministério da Fazenda aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 2,5% em 2025. A projeção, se confirmada, indicará uma desaceleração em relação a 2024, quando o PIB cresceu 3,4%.
A pesquisa Pulso Brasil contribui para o entendimento do cenário econômico atual, revelando como a população brasileira enxerga os rumos da economia. Palavras como pesquisa, economia e andando para trás têm ganhado destaque nos debates públicos e políticos em função da polarização nas avaliações sobre o desempenho econômico nacional.
Siga nosso Instagram!