Paranaíba registra menor umidade relativa do ar do estado, já Mato Grosso do Sul está enfrentando uma onda de calor e seca que coloca em risco a saúde da população e o meio ambiente. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o estado registrou algumas das temperaturas mais altas do Brasil nas últimas 24 horas, com destaque para Coxim, que registrou 39.9°C. Além disso, a umidade relativa do ar está em níveis críticos, chegando a 17% em Paranaíba ontem (09), o que favorece o surgimento de incêndios florestais.
O Inmet emitiu um alerta para todas as regiões do estado, recomendando cuidados especiais com a hidratação, a exposição ao sol e as atividades físicas. O órgão também renovou o aviso de perigo potencial de baixa umidade para hoje, indicando que a situação pode se agravar.
O Centro-Oeste é a região que lidera os registros de altas temperaturas no país, com Cuiabá, capital do Mato Grosso, ocupando o primeiro lugar com 40.1°C, seguida por Aragarças, em Goiás, com 40°C. Segundo as previsões hoje Paranaíba deve registrar temperaturas entre 21 e 37 graus, com a umidade relativa do ar chegando a 20%. Segundo as previsões hoje Paranaíba deve registrar temperaturas entre 21 e 37 graus, com a umidade relativa do ar chegando a 20%.
Para evitar os efeitos negativos do calor e da seca, os especialistas recomendam que as pessoas bebam bastante líquido, evitem atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente. Também é aconselhável evitar bebidas diuréticas, como café e álcool, que podem aumentar a desidratação.