A Secretaria Municipal de Turismo de Paranaíba realizou na tarde de ontem, quinta-feira, 13, uma reunião com representantes das cidades de Três Lagoas, Bataguassu, Cassilândia e Aparecida do Taboado, para discutir eixos do Turismo, além de oficializar o Município como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. O encontro ocorreu no auditório da ACIP (Associação Empresarial de Paranaíba).
De acordo com o diretor de Turismo de Paranaíba, Luciano Queiroz, o Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O Município enviou as informações para fazer parte do novo Mapa do Turismo Brasileiro, bem como o termo aderindo formalmente ao Programa de Regionalização do Turismo sendo certificado. Este programa é um importante instrumento que define as prioridades de investimento do Ministério do Turismo.
Paranaíba, sempre alinhada com a política de desenvolvimento do turismo, reconhece a importância de se manter no mapa do turismo nacional. “Essa atualização é fundamental para que possamos continuar recebendo recursos e investimentos do governo federal. O turismo é uma importante fonte de receita e geração de empregos para nossa cidade e precisamos investir para manter o setor crescendo”, enfatizou Luciano Queiroz.
O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil propõe diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização. Paranaíba tem investido em políticas de desenvolvimento turístico, visando valorizar suas potencialidades e atrair ainda mais visitantes para a região. Diante disso, o que se espera é que cada região turística planeje e decida seu próprio futuro, de forma participativa e respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional.
Com a oficialização do Município de Paranaíba no Mapa do Turismo Brasileiro, espera-se que a cidade possa receber recursos e investimentos do governo federal, além de atrair ainda visitantes. A inclusão no mapa é uma importante estratégia para o desenvolvimento do turismo local e regional.