Paranaíba e outras 47 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de onda de calor e baixa umidade relativa do ar, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Uma massa de ar quente e seco ganha força no Brasil e pode quebrar recordes históricos de temperatura para o mês de agosto. Além disso, o tempo seco pode causar problemas respiratórios e de pele, por isso os moradores devem se hidratar e evitar exposição ao sol.
O aviso do Inmet, de cor amarela com perigo potencial, foi publicado às 11h15 desta terça-feira (22) e vai até as 17h de sexta-feira (25). O instituto informa que as temperaturas podem ficar 5°C acima da média durante esse período. Em Sonora e Coxim, as máximas devem ficar na casa dos 41°C, em Costa Rica 39°C e em Campo Grande 37°C. Paranaíba deve registrar temperaturas máximas de 39°C ao longo da semana segundo as previsões do tempo.
Conforme o Climatempo, todo o Centro-Oeste permanece com sol forte e tempo seco nos próximos dias. A umidade relativa do ar pode chegar a níveis críticos, como 15% em Paranaíba na quarta-feira (23) e 20% hoje. O ideal para a saúde humana é que esse índice fique acima de 60%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O Inmet também alertou para a possibilidade de tempestade em algumas regiões do estado, com ventos fortes e chuvas intensas. A recomendação é que as pessoas evitem áreas alagadas e se abriguem em locais seguros.
A onda de calor e o tempo seco são fenômenos típicos do inverno no Brasil, mas que podem se agravar com as mudanças climáticas. É preciso que as autoridades e a população tomem medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e preservar o meio ambiente. A qualidade de vida e a saúde de todos dependem disso.