O movimento Outubro Rosa, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure nos anos 1990, tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama. Anualmente, a campanha busca ampliar o acesso a diagnósticos e tratamentos, além de reduzir a mortalidade.
Desde 2020, devido à pandemia de COVID-19, grupos de apoio ao câncer de mama adaptaram suas ações, ampliando a presença virtual. A Union for International Cancer Control (UICC), em 2021, compartilhou estudos de caso para inspirar campanhas digitais mais eficazes.
No Brasil, a Lei nº 13.733, de 2018, oficializou o Outubro Rosa. Durante esse mês, prédios públicos são iluminados em rosa e campanhas educativas são promovidas. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa desde 2010, oferecendo eventos e materiais informativos.
Em 2020, o câncer de mama foi responsável por 2,3 milhões de novos casos em todo o mundo, representando 24,5% dos cânceres diagnosticados em mulheres. No Brasil, estimativas apontam que houveram 73.610novos casos em 2023
Os principais sinais de alerta incluem nódulos endurecidos, pele avermelhada, alterações no mamilo e nódulos nas axilas, a recomendação é que as mulheres realizem o autoexame.
Siga nosso Instagram!