Uma operação que teve origem no estado de São Paulo apreendeu na manhã de quinta-feira (08) drogas em residências de Parnaíba. De acordo com o delegado regional Wallace Borges, foram cumpridos quatro mandados de apreensão no município, a pedido da justiça paulista. Os entorpecentes estão sendo catalogados e em breve a Polícia Civil dará mas informações, nenhuma pessoa foi presa.
O Caso
A Polícia Civil de Santa Fé do Sul (SP) e a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Jales (SP), com o apoio da Polícia Militar de Santa Fé do Sul e da Polícia Civil de Paranaíba (MS), Aparecida do Taboado (MS) e Fernandópolis (SP), deflagraram na manhã desta quinta-feira (8) uma operação de combate ao tráfico de drogas. O objetivo era desmantelar uma organização que distribuía drogas por todo o Brasil.
Segundo os delegados, o Poder Judiciário de Santa Fé do Sul expediu 27 mandados, sendo 18 de busca e apreensão e nove de prisão temporária. Por enquanto foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Santa Fé do Sul, dois em Fernandópolis, quatro em Paranaíba e um em Aparecida do Taboado. Ao todo, cinco pessoas foram presas e levadas para prestar esclarecimentos na delegacia de Polícia Civil de Santa Fé do Sul.
De acordo com os delegados Higor Vinicius Nogueira Jorge e Marcos Alberto Negrelli da Silva, os suspeitos eram investigados desde janeiro deste ano e, durante a operação, foi apreendida uma grande quantidade de drogas sintéticas, além de haxixe que era comercializado principalmente entre universitários.
O delegado seccional de Jales, Charles Wiston de Oliveira, acompanhou a ação e informou que a associação criminosa desmantelada comercializava drogas, especialmente maconha, haxixe e cocaína entre universitários em Santa Fé do Sul e região. Além disso, os criminosos enviavam drogas sintéticas a diversos locais para que fossem revendidas.
Segundo a polícia, há indícios de que os criminosos tenham enviado drogas sintéticas através de transportadoras para Paranaíba, Aparecida do Taboado, Ilha Solteira (SP), Campinas (SP) e Rio Claro (SP), além de outros estados. Os traficantes que recebiam as drogas promoviam a distribuição principalmente em festas raves.
No dia 22 de março, policiais do SIG de Santa Fé do Sul apreenderam aproximadamente R$ 30 mil em drogas sintéticas no interior de uma empresa transportadora de encomendas.
Os policiais civis apuraram que, durante os últimos 12 meses, foram realizados 21 envios de drogas sintéticas, totalizando pouco mais de R$ 600 mil em drogas ilícitas.
Com informações do G1/SP