O 13º Batalhão de Polícia Militar (13ºBPM) e outras forças de segurança pública desencadearam na quinta-feira (24) a Operação Divisa Segura V em toda a área de sua circunscrição. A operação faz parte das ações do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, cujos estados membros são: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A megaoperação ocorreu em toda a região leste e norte de Mato Grosso do Sul, e teve início às 07H de quinta-feira (2) e se estendeu até as 07 horas desta sexta-feira (25).
No 13º BPM as ações foram desenvolvidas em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil – MS, Corpo de Bombeiros Militares – MS, além da Polícia Militar de Estado de São Paulo que desenvolveu ações em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil de Aparecida do Taboado.
Durante toda a Operação as forças de segurança pública trabalharam conjuntamente nas cidades de Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Inocência intensificando o policiamento, cumprindo mandados de busca e apreensão, além de realizarem diversas “blitze” preventivas, o que propiciou os seguintes resultados:
435 pessoas abordadas;
309 veículos abordados;
20 mandados de busca e apreensão cumpridos;
03 armas de fogo apreendidas;
14 pessoas conduzidas às delegacias de Polícia Civil;
Cerca de 12,3 Kg de drogas apreendidas;
35 autos de infração de trânsito; e
03 veículos removidos ao pátio do Detran.
A união entre as forças de segurança pública tem proporcionado a toda a sociedade uma ótima sensação de segurança, o que denota que a parceria proposta pelo Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual tem dado certo, na medida em que tem reduzido os índices de criminalidade nas regiões de divisa.