O calor intenso está causando impacto nas escolas de Mato Grosso do Sul, levando à suspensão de atividades físicas e implementação de medidas preventivas nas escolas da rede estadual de ensino.
A recente onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul está causando mudanças significativas na rotina escolar. Com temperaturas que atingem níveis preocupantes, a Secretaria de Estado de Educação (SED) emitiu uma série de orientações para garantir a segurança dos alunos e professores. No entanto, não há planos para cancelar as aulas.
Calor extremo em Mato Grosso do Sul
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades sul-mato-grossenses estão entre as mais quentes do país. Porto Murtinho, por exemplo, registrou uma temperatura escaldante de 42°C.
Medidas adotadas pela SED
A principal medida adotada pela SED é a suspensão das atividades físicas durante os horários mais quentes do dia, das 10h às 16h. Para os demais horários, os professores foram instruídos a realizar atividades em locais com sombra, ventilação adequada ou áreas arborizadas.
Outras orientações cruciais
Além da suspensão das atividades físicas, a SED emitiu várias orientações importantes para as escolas:
- Adequar as atividades físicas para evitar esforços excessivos e desidratação.
- Realizar pausas durante as atividades físicas para permitir hidratação e descanso.
- Solicitar que estudantes e funcionários levem garrafas de água para beber regularmente.
- Procurar maneiras de umidificar o ambiente, sempre que possível.
- Oferecer refeições leves aos estudantes, priorizando alimentos frescos e ricos em água, como verduras, legumes e frutas.
Aulas continuam
Apesar das temperaturas recordes, a SED esclarece que não há planos para o cancelamento das aulas. No entanto, em casos de sintomas ou problemas relacionados ao calor, a escola entrará em contato diretamente com os responsáveis pelo estudante.
Siga nosso Instagram e fique de olho nas últimas notícias sobre a onda de calor extremo em MS