A dança é uma atividade física democrática, indicada para todos sem distinção de sexo ou idade. Tem o poder de transformar vidas, e eu passei por isso, e me tornando professora de dança, assim pude entender melhor essa conexão, então irei compartilhar um pouco da minha experiência.
Quando eu comecei a dançar, um mundo novo se abriu, possibilidade novas, amizades novas, foi algo impactante.
A dança te aflora, faz você enxergar o próximo através da convivência que ela permite. Te traz maturidade para aceitar críticas para que se possa evoluir. Traz comprometimento, pois você tem que estudar para passar coreografias.
Respeito a próximo e aos limites e visões de mundo de cada um.
A dança só traz benefícios, melhora a saúde, é uma aliada na cura contra depressão, ansiedade, aumenta a flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, melhora a freqüência cardiorrespiratória também a otimização do condicionamento aeróbico, além de proporcionar mais autonomia e autoestima para seus adeptos.
Quando você mexe com o corpo ele pede para ser cuidado, dançar é também uma prática estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica, pede sentimento. Não usa só o corpo, mas exige alma, não é apenas uma questão de emagrecer ou seguir padrões de beleza, mas de se cuidar como pessoa para viver bem, cuidar da sua aparência para se sentir melhor para si não para os outros.
E eu só percebi isso, depois que eu passei por um momento muito difícil na minha vida, meu corpo desempenhou um papel central. Minha maneira de lidar com minha saúde mental foi tem sido através de atividades físicas, em especial, a dança. É a real adaptação do tradicional ditado popular, que a dança realmente tem o poder de espantar os males. Você não precisa ser perfeito, apena dance, não imponha limites nem bloqueios, libere sua energia, solte sua alma.
Em meio a modernidade, a dança está acessível aos amantes da arte. Vem sendo disponibilizados aulas e curso online, sendo que todos podem ter acesso. Muitos até optam por comprar planos e fazer tal modalidade em casa sem ter que freqüentar academias, e tendo eficácia nos resultados.
Procure um bom profissional da área, se identifique com sua metodologia, pois o que difere um profissional e outro é a maneira que ele se comporta, e a forma que você faz e administra seu trabalho, forma essa que pode ser online ou presencial.
O poder da dança é enorme, e não existem limites que não possam ser ultrapassados, há uma infinidade de ritmos que te aguardam para te levar a outra dimensão.
Se você gosta de dançar, adote essa prática como um exercício para sua vida toda, e liberte, se solte, se expresse, extravase, se integre, se emocione e leve e ou devolva a saúde do seu corpo através do movimento que é dançar!
Sobre a Autora
Glaucia Moreira é uma mulher empoderada, formada em direito, Maquiadora profissional e vive cada momento ao seu limite.
E escreverá semanalmente aqui no InterativoMS, sobre temas relacionados ao mundo feminino e outros desvaneios de sua alma