Nuvem funil surpreende moradores de Sidrolândia durante temporal

Trabalhadores de um frigorífico em Sidrolândia, no interior de Mato Grosso do Sul, foram surpreendidos pela formação de uma nuvem funil enquanto o tempo fechava na região durante a manhã desta quinta-feira (04).

De acordo com um trabalhador que optou por não se identificar, mesmo com a ocorrência de chuva na área, não havia ventos fortes. A preocupação surgiu quando perceberam a formação do fenômeno, temendo que o funil tocasse o solo e causasse danos. “Ainda bem que não está ventando”, descreveu o observador.

A meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), confirmou tratar-se de uma nuvem funil. Esse tipo de fenômeno já foi registrado anteriormente em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. No entanto, é importante ressaltar que, embora se assemelhe a um tornado, a nuvem funil não chega a tocar o solo.

Vinicius Sperling, meteorologista do Cemtec, explicou que o vórtice da nuvem saiu um pouco da formação, indicando uma nuvem intensa que causou um vendaval, mas sem os elementos necessários para se transformar em um tornado.

É importante diferenciar a nuvem funil de um tornado: este último é caracterizado quando a coluna de ar gira violentamente e entra em contato com a superfície terrestre.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *