O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2023 até as 23h59 desta sexta-feira (10). Serão oferecidas 67 mil vagas neste primeiro semestre, de um total de 112 mil para todo o ano.
O Fies é destinado a estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada e funciona como um empréstimo. Após a conclusão do curso, o beneficiário terá de pagar a dívida.
Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que também reúne informações e resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). É necessário indicar três opções de cursos de graduação.
Para pleitear o financiamento, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450, e não pode ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo.
Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único e clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito do curso no MEC. É possível ainda escolher a instituição de ensino e o local de oferta.
O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 14 de março. Os pré-selecionados terão entre os dias 15 e 17 de março para complementar as inscrições. Já a convocação da lista de espera ocorrerá entre 21 de março e 18 de maio.
Não perca a chance de investir em seu futuro e garantir sua vaga através do Fies. Inscreva-se agora mesmo!