Mercado financeiro reduz previsão da inflação de novo

Mercado financeiro reduz previsão da inflação de novo

Mercado financeiro reduz previsão da inflação pela décima vez consecutiva, conforme divulgado no Boletim Focus desta segunda-feira, 4 de agosto. A estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,09% para 5,07% em 2025. O Boletim Focus é uma pesquisa semanal realizada pelo Banco Central com projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Mesmo com a redução da inflação, a projeção para 2025 segue acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com intervalo de tolerância entre 1,5% e 4,5%. O IPCA acumulado em 12 meses até junho foi de 5,35%, ultrapassando o teto da meta pelo sexto mês seguido. Segundo o novo regime adotado em 2024, quando esse limite é ultrapassado por mais de seis meses, o presidente do Banco Central precisa justificar formalmente as causas e apresentar medidas corretivas.

A inflação de junho foi de 0,24%, segundo o IBGE, influenciada pela queda nos preços dos alimentos e pela pressão da energia elétrica. O cenário de desaceleração tem impacto direto sobre as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), que optou por manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano após sete aumentos consecutivos. A autoridade monetária ressaltou que poderá voltar a elevar a Selic caso haja necessidade, diante das incertezas da política comercial dos Estados Unidos.

A previsão do mercado financeiro também abrange outros indicadores: o crescimento do PIB deve alcançar 2,23% em 2025, com expectativa de 1,88% para 2026. Já o dólar deve fechar o ano cotado a R$ 5,60, e em R$ 5,70 em 2026. O mercado espera ainda que a Selic recue para 12,5% em 2026 e alcance 10% em 2028.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.